19 de janeiro de 2016

Spike Lee anuncia boicote ao Oscar. Saiba + !



O cineasta Spike Lee anunciou, em seu perfil no Instagram, um boicote à cerimônia de premiação do Oscar 2016, por conta da falta de diversidade entre os indicados, principalmente no que diz respeito às categorias de atuação.
Pelo segundo ano consecutivo, entre os 20 candidatos ao prêmio de melhor ator, nenhum negro foi selecionado.
A atriz Jada Pinkett Smith, também anunciou que não irá prestigiar a cerimônia deste ano pelos mesmos motivos.
cinema-e-séries-saiba-sobre-boicote-de-Spike-Lee-ao-Oscar-por-falta-de-diversidade
Spike Lee: “Como é possível pelo segundo ano consecutivo todos os 20 candidatos na categoria de ator serem brancos?”. O cineasta sobre boicote ao Oscar 2016. (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images)

Nós não podemos apoiar isso e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente [Cheryl Boone] Isaacs e a Academia. Mas, como é possível pelo segundo ano consecutivo todos os 20 candidatos na categoria de ator serem brancos? E não vamos nem entrar em outros ramos. Quarenta atores brancos em dois anos e nenhuma personalidade. Não podemos atuar?!
Além das críticas à Academia, Lee também tomou como referência as palavras de Martin Luther King Jr.:
Dr. [Martin Luther] King disse: “Chega um momento em que você deve tomar uma posição que não é nem segura, política ou popular, mas deve tomá-la porque a consciência lhe diz que está certa”.
O diretor ainda fez questão de enfatizar que a luta por mais oportunidades vai muito além da representatividade na cerimônia e é fruto da exclusão de minorias nas posições de comando na indústria cinematográfica. Para ele, a “batalha real” está nos “escritórios executivos dos estúdios de Hollywood, nas TVs e nas redes de televisão a cabo”.
Na postagem, Lee lembra que, no ano passado, ele próprio ganhou um Oscar honorário por sua carreira de sucesso, mas alegou que isso não o obriga a apoiar a cerimônia.
cinema-e-séries-saiba-sobre-boicote-de-Spike-Lee-ao-Oscar-por-falta-de-diversidade
A atriz Jada Smith também anunciou que não comparecerá à cerimônia deste ano. (Foto: Jason Kempin/Getty Images)
Jada também compartilhou das mesmas razões para expressar seu descontentamento com a Academia. “No Oscar, os negros são sempre bem-vindos para entregar os troféus ou para entreter, mas nós raramente somos reconhecidos pelas nossas conquistas artísticas”, escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário