25 de janeiro de 2016

“O problema não é o Oscar, e sim Hollywood”, diz Viola Davis

A atriz vencedora do Emmy Viola Davis não se silenciou quanto à polêmica da exclusão dos negros entre os indicados às categorias de atuação do Oscar deste ano. Após o anúncio de boicote feito pelo cineasta Spike Lee e pelo casal de atores Will Smith e Jada Pinkett-Smith, a protagonista de “How To Get Away With Murder” também se manifestou sobre a questão, embora Viola tenha preferido observar a questão além da simples premiação:
O problema não é o Oscar, na verdade, o problema é o sistema de seleção em Hollywood. Quantos filmes negros estão sendo produzidos todos os anos? Quantos estão sendo distribuídos? Sobre os filmes que estão sendo feitos, os produtores estão pensando ‘fora da caixa’ na forma de ver outros meios de interpretação para os personagens? Você pode lançar uma mulher ou um homem negro nesse papel?
Em entrevista ao programa de televisão Entertainment Tonight, a atriz tocou em um assunto ainda mais sensível e profundo: o critério utilizado pelas pessoas que tomam decisão nos grandes estúdios na hora de escolher o elenco. “O problema definitivamente não é nosso salário. Você pode fazer uma lista com todas as atrizes de nível A negras e brancas, eles vão dar prioridade às últimas”, declarou Viola. “Você não pode culpar a Academia nem mudá-la. Se não há filmes com pessoas negras, em quem poderíamos votar?”.
Viola Davis se tornou a primeira atriz negra a vencer a categoria de atriz em série dramática na história do Emmy.
Viola Davis se tornou a primeira atriz negra a vencer a categoria de atriz em série dramática na história do Emmy.
A opinião da atriz segue o mesmo padrão do discurso que ela deu em 2015 ao receber o Emmy de melhor atriz em série dramática (a primeira da história), por seu papel em “HTGAWM”. Na ocasião, Viola chamou atenção para a falta de chances que pessoas negras têm no cinema e na TV. “Deixem-me dizer uma coisa: a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário