23 de abril de 2015

Uma trajetória de sucesso: Roberto Talma, um dos grandes nomes da televisão brasileira

Roberto Talma (Foto: TV Globo / João Cotta)
Roberto Talma estava internado há quase dois meses
(Foto: TV Globo / João Cotta)
Diretor de núcleo da Globo, Roberto Talma morreu na madrugada desta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, aos 65 anos, em decorrência de insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana. Roberto Talma estava internado no Hospital Samaritano, zona sul do Rio, desde o dia 02 de março.
Roberto Talma Vieira nasceu no dia 29 de abril de 1949, em São Paulo. Sua família era proprietária de um circo no interior do estado. A mãe era bailarina e o pai trabalhou na televisão como coordenador de programação da TV Rio. Começou a carreira profissional aos nove anos, na TV Record paulista, no programa ‘A Grande Gincana Kibon’, onde se apresentava com um grupo de sapateado.
No início da década de 1960, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, trabalhou durante algum tempo na TV Rio, passando também pela TV Excelsior e pela TV Tupi, até ser contratado pela Globo, no dia 1º de abril de 1969. Nessa época, além do trabalho na televisão, Talma também fazia incursões na música e no teatro, apresentando-se com um conjunto musical e atuando em algumas peças.
Na Globo, Roberto Talma começou como operador de videoteipe, participando do núcleo de jornalismo da emissora, em telejornais como o Jornal Nacional, o Jornal Hoje e o Jornal da Globo. Também fez parte da primeira equipe do Fantástico, em 1973, e editou programas como o Globo Repórter e, na linha de shows, o Globo de Ouro.
No início da década de 1970, foi transferido para o núcleo de dramaturgia. Seu primeiro trabalho com novela foi ‘Selva de Pedra’ (1972), de Janete Clair, dirigida por Walter Avancini. A parceria entre os dois durou oito anos, e Talma atuou como editor, assistente de direção e codiretor. Nesta época, Roberto Talma também codirigiu novelas com Paulo Ubiratan. Em 1975, foi convocado por Walter Avancini para ser o diretor principal de ‘O Grito’, de Jorge Andrade.
Em 1976, logo depois de dirigir ‘Saramandaia’, de Dias Gomes, voltou para a TV Tupi. Durante 11 meses dividiu com Gilberto Motta a direção do programa ‘São Paulo, Túmulo do Samba’ (1977), espécie de documentário musical escrito por José Ramos Tinhorão, sob a supervisão de Maurício Sherman. Ao retornar para a Globo, assumiu a direção de shows no ‘Fantástico’, ficando responsável pela produção e direção dos clipes musicais semanalmente apresentados no programa.
No final dos anos 1970, transferiu-se para a TV Bandeirantes, onde dirigiu o programa ‘Rosa e Azul’, com Débora Duarte e Antônio Marcos. Seis meses depois, convocado por Walter Avancini para dirigir a novela ‘Pai Herói’ (1979), de Janete Clair, e ‘Água Viva’ (1980), de Gilberto Braga, voltou à Globo. Em ambas ocasiões trabalhou ao lado de Paulo Ubiratan, com quem dividiria a direção de várias novelas de grande sucesso na década de 1980, como ‘Coração Alado’ (1980), de Janete Clair; ‘Baila Comigo’ (1981), de Manoel Carlos; ‘Jogo da Vida’ (1981), de Silvio de Abreu, ‘Sétimo Sentido’ (1982), de Janete Clair, e ‘Sol de Verão’ (1982), de Manoel Carlos.
A partir de meados da década de 1980, Roberto Talma passou a dirigir inúmeras atrações especiais da linha de shows da Globo. Comandou o programa em homenagem aos 60 anos do maestro Tom Jobim, ‘Antonio,  o Brasileiro’ (1987), que recebeu o Grande Prêmio na 30ª edição do Festival Internacional do Filme e Televisão de Nova York. Dirigiu, em 2001, a minissérie ‘Os Maias’.
Água Viva - Reginaldo Faria, Roberto Talma, Angela Leal (Foto: Globo/Divulgação)
Água Viva – Reginaldo Faria, Roberto Talma, Angela Leal
(Foto: Globo/Divulgação)
Em 1982, trabalhou novamente na TV Bandeirantes, onde foi produtor de tramas como ‘Campeão’ (1982), de Jaime Camargo e Marcos Caruso; e ‘Braço de Ferro’ (1983), de Marcos Caruso. Voltou para a Globo, em seguida, assumindo o cargo de diretor executivo da Central Globo de Produção. Foi responsável pela criação de seriados como ‘Armação Ilimitada’ (1985) e ‘Tarcísio & Glória’ (1989) e das minisséries ‘Anos Dourados’ (1986), de Gilberto Braga; ‘Sampa’ (1989), de Gianfrancesco Guarnieri; ‘Boca do Lixo’ (1990), de Silvio de Abreu; e ‘O Sorriso do Lagarto’ (1991), de Walther Negrão e Geraldo Carneiro.
Como diretor executivo, cuidou de novelas como ‘Brega & Chique’ (1987) e ‘Que Rei Sou Eu?’ (1989), ambas de Cassiano Gabus Mendes; ‘Rainha da Sucata’ (1990), de Silvio de Abreu; e ‘De Corpo e Alma’ (1992), de Gloria Perez. Na década de 1990, foi responsável por diversos ‘Casos Especiais’ e episódios do interativo ‘Você Decide’ (1992), além do humorístico ‘Casseta e Planeta, Urgente!’ (1994) e da criação de ‘Malhação’ (1995).
Em 1992, dirigiu a novela ‘Perigosas Peruas’, de Carlos Lombardi, na qual também atuou, pela primeira vez, como diretor artístico. No ano seguinte, desempenharia essa função na novela ‘Renascer’, de Benedito Ruy Barbosa.
Roberto Talma deixou a Globo em 1995 para se dedicar a projetos pessoais, que incluía a criação de uma produtora independente. Voltou quatro anos depois, quando assumiu o núcleo de programas infantis da Central Globo de Produção. Cuidou de atrações como ‘Gente Inocente’ (1999), ‘Flora Encantada’ (1999), ‘Bambuluá’ (2000) e a segunda versão do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ (2001). Sob sua responsabilidade também estiveram diversos programas de outras linhas da emissora, como o ‘Domingão do Faustão’, o ‘Fantástico’ e o programa ‘Linha Direta’, criado em 1999.
De 1998 a 2010, assinou a direção geral dos especiais de fim de ano do cantor Roberto Carlos. Em 2004, fez uma participação especial na novela ‘Celebridade’, de Gilberto Braga. No teatro, em 2006, dirigiu as atrizes Maitê Proença e Clarice Derziê na peça ‘Achadas e Perdidas’, baseada no livro Os Ossos e a Escritura, da própria Maitê Proença.
Aquele Beijo - Miguel Falabella , Leandro Neri , Cinha de Paula , Roberto Talma e Tande (Foto: TV Globo / João Cotta)
Aquele Beijo – Miguel Falabella , Leandro Neri , Cinha de Paula , Roberto Talma e Tande
(Foto: TV Globo / João Cotta)
Na Globo, em 2007, o núcleo de produção do diretor Roberto Talma foi responsável por dois programas, especiais de fim de ano que entraram na grade da emissora: ‘Faça Sua História’, escrito por João Ubaldo Ribeiro e Geraldo Carneiro, e ‘Guerra & Paz’, de Carlos Lombardi. Entre outros programas e novelas: ‘Negócio da China’ (2008), ‘TV Xuxa’ (2010), ‘Vida Alheia’ (2010), ‘O Astro’ (2011), ‘Aquele Beijo’ (2011). Em 2011, Roberto Talma foi o diretor-geral da microssérie ‘Amor em 4 Atos’. No mesmo ano, assinou, junto com Rafael Dragaud, o roteiro e a direção do especial ‘Ivete, Gil e Caetano’.
Em 2012, Roberto Talma assumiu a direção de núcleo da novela ‘Gabriela’ e, em 2013, o seriado ‘Pé na Cova’. No mesmo ano, Roberto Talma produziu o filme ‘Dores de Amores’, com direção de Raphael Vieira.
O velório acontecerá no sábado, 25, a partir das 11h, no Memorial do Carmo, no Caju. A cremação ocorrerá no mesmo dia, às 15h, em cerimônia reservada à família. Roberto Talma deixa  3 filhos: Raphael Bethlem Vieira, Stephan Borges Vieira e Matheus Faloppa Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário