28 de abril de 2015

Artistas lamentam a morte de Antonio Abujamra

Ator, diretor e apresentador Antonio Abujamra morreu nesta terça-feira, aos 82 anos
Ator, diretor e apresentador Antonio Abujamra morreu nesta terça-feira, aos 82 anos Foto: Roberto Setton/Valor

A classe artística está sentindo muito a morte do ator e diretor Antonio Abujamra. Nas redes sociais, artistas têm publicado mensagens em que lamentam a partida do apresentador do programa “Provocações”, da TV Cultura. Ele morreu dormindo em casa, em São Paulo, onde foi encontrado, aos 82 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte.
“Oh, Deus! Todos os grandes estão indo, os que apontavam o caminho. Será que nós, como discípulos, aprendemos a lição e seguiremos agora sozinhos? Ou nos estagnaremos ao som dos costumes, dos estrumes?! Viva Abujamra, O Grande do Teatro!!!!!!!!!!!!! Será pra sempre, Mestre”, escreveu Carolina Casting, em uma publicação no Instagram. No Twitter, a atriz fez outra homenagem, postando uma frase do diretor: “...Ou seja, progredir até morrer, porque viver é morrer. E não me arrependo de nada”.
A atriz Caroline Macedo fez uma homenagem sucinta no Instagram. Como legenda de uma foto de Abu, como era conhecido, ela escreveu “RAVENGAR #RIP #ator #diretor #mestre #AntonioAbujamra”, fazendo referência ao personagem de “Que rei sou eu?”, no qual Abujamra interpretou o mágico Ravengar.

Antonio Abujamra como Ravengar, em “Que rei sou eu?”
Antonio Abujamra como Ravengar, em “Que rei sou eu?” Foto: Arquivo
O sobrinho de Antonio, o cineasta Samir Abujamra, usou o Facebook para homenagear o tio:
“Morreu meu ídolo, meu segundo pai, o homem que me fez ser artista. Tio Tó, Antonio Abujamra”.
A atriz Leona Cavali também se manifestou:
“Mais um grande Mestre no Astral, Antônio Abujanra, sua inteligência e amor ao teatro fará falta - que sua viagem seja em luz, beleza e festa, como viveu!”.
Alexandre Nero escreveu:
“A maioria dos brasileiros certamente não sabe, mas o país perde mais com a ausência de homens como Antônio Abujamra do que qualquer mensalão, privataria ou Petrobras. "O governo nunca valorizou a inteligência no nosso país. O estado do Brasil é resultado da estupidez dos governantes, dos arquitetos, dos intelectuais, dos artistas, dos jornalistas... de todo mundo. É a nossa estupidez”. A. Abu”.

Serginho Groisman e Abujamra
Serginho Groisman e Abujamra Foto: Reprodução / Instagram
Serginho Groisman postou uma foto ao lado de Abu, na qual escreveu uma legenda:
“Tive a honra de ser entrevistado por Abu. Perdemos um artista completo e um homem bom. Fica em paz”.
Samara Felippo lembrou de quando contracenou com o ator:
“Tive a honra, em 2001, de contracenar com Antonio Abujamra, vulgo Abu. Fizemos um longa onde ele foi meu pai. Convivi, briguei, morri de rir, de medo, chorei e tive lições que levo comigo até hoje. Mesmo distante sempre o levei comigo. Sinto e agora sentirei ainda mais falta de provocadores como ele na vida. Abu, o "indirigível" gênio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário