26 de abril de 2015

A Globo e o Sucesso: 50 Anos de existência


Chacrinha foi um dos ícones da Globo
Chacrinha foi um dos ícones da Globo
Sucesso: ao longo dos seus 50 anos de existência, a Globo sempre esteve bem próxima desta palavra nos mais diversos gêneros em que apostou.
Das clássicas novelas aos recentes realities, a emissora dos Marinho arrebatou o público com propostas que iam do conservador ao revolucionário e possui um acervo invejável de atrações que entraram não apenas para a história da TV, mas para a memória de gerações de brasileiros.
A seguir, o BLOG Entre Amigos relembra alguns dos principais sucessos lançados pelo canal. A lista, no entanto, é apenas um pequeno fragmento de 50 anos de grande audiência e realizações.
Confira:
Tarcísio e Glória em cena de "Irmãos Coragem"
Tarcísio e Glória em cena de “Irmãos Coragem”
NOVELAS
Em 50 anos, a Globo lançou centenas de novelas e viu grande parte delas se tornar não apenas em sucessos de audiência, mas fenômenos que paralisaram o país e ditaram moda.
Já nos anos 70 o canal lançou tramas como “Irmãos Coragem” (1970) e “O Bem Amado” (1973). Na década de 80, “Roque Santeiro” (1985) e “Tieta” (1989) eram assistidas por quase todo o país. Em 1990, “A Rainha da Sucata” também mexeu com o Brasil, assim como “A Próxima Vítima” (1995) e “O Rei do Gado” (1996). Nos anos 2000, os grandes destaques foram “Laços de Família” (2000), “O Clone” (2001) e “Senhora do Destino” (2004).
Mais recentemente, “Avenida Brasil (2012) foi uma das primeiras a ultrapassar as fronteiras dos índices de audiência e se tornar o assunto mais mencionado das redes sociais, gerando inúmeros memes, hashtags e afins, provando que o gênero está mais vivo do que nunca.
Chico Anysio conquistou o país com inúmeros personagens
Chico Anysio conquistou o país com inúmeros personagens
HUMORÍSTICOS
O humor também sempre esteve entre os carros-chefe da Globo, responsável pelo lançamento de formatos vanguardistas que marcaram época como “Os Trapalhões” (1969-1994), “Viva o Gordo” (1981-1987), “TV Pirata” (1988-1992), “Escolinha do Professor Raimundo” e “Casseta & Planeta” (1994-2012), dentre muitos outros.
Ao longo dos anos, o canal se especializou em fazer rir das mais diversas formas, transitando entre o humor circense e o moderno, apresentando neste ínterim produtos como “Sai de Baixo”, “A Grande Família”, “Os Normais” e, mais recentemente, “Zorra Total” e “Tá no Ar: A TV na TV”.
Com toda esta seleção de sucessos, a Globo provava que a emissora que emocionava e informava também era capaz de divertir.
Glória Maria fez história no "Fantástico"
Glória Maria fez história no “Fantástico”
JORNALÍSTICOS
Em 1973 ia ao ar o primeiro “Fantástico”, atração que se tornaria símbolo do jornalismo global e revolucionaria a TV brasileira com uma fórmula que mesclava reportagens investigativas e quadros de entretenimento.
A ele se somariam outros programas históricos como o “Globo Repórter”, além dos tradicionais telejornais da casa. Embora fortemente conservadora, a emissora também inovou ao apostar em outras linhas jornalísticas como o sangrento “Linha Direta” e em algumas ocasiões surpreendeu o público com reportagens arrojadas e abordagens inesperadas.
Hoje, a modernidade dá o tom do setor, que tem William Bonner como principal rosto e o “Jornal Nacional” como produto de maior audiência.
Pedro Bial à frente do "BBB 1" em 2001
Pedro Bial à frente do “BBB 1″ em 2001
REALITIES SHOWS
Sinônimo de futilidade para muitos, o “Big Brother Brasil” foi abraçado por uma legião de fãs e revolucionou a programação da Globo, que abraçou de vez os realities shows, antiga tendência da TV americana.
Além dos anônimos confinados na mansão e supervisionados por Pedro Bial, a emissora também alcançou êxito com o emocionante “No Limite” e, anos depois, reencontrou o sucesso com o “The Voice Brasil”.
Este, porém, é apontado por alguns como o gênero no qual a Globo mais cometeu erros e atrações como “Fama”, “O Jogo”, “Jogo Duro” e “Hipertensão” saíram do ar sem deixar muitas saudades.
Silvio Santos já foi da Globo...
Silvio Santos já foi da Globo…
PROGRAMAS DE AUDITÓRIO
Muitos dos telespectadores mais jovens não imaginam que o “Programa Silvio Santos” já foi a principal atração dos domingos da Globo na década de 60.
A passagem do animador pela emissora serviu para fazer com que ela investisse cada vez mais no gênero e programas como o “Cassino do Chacrinha” e (em menor escala) o atual “Domingão do Faustão” se tornaram célebres por sua capacidade de reunir toda a família no sofá da sala.
Ao longo dos anos, a Globo ainda se consagrou com muitos outros formatos e atualmente tem como desafio encontrar novos nomes que possam dar continuidade à tradição do canal neste quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário