28 de abril de 2015

Regina Casé homenageia Dercy Gonçalves, a primeira apresentadora a brilhar nos domingos da Globo

Regina Casé usou os óculos de sol que foram de Dercy Gonçalves
Regina Casé usou os óculos de sol que foram de Dercy Gonçalves Foto: Nina Lima

Qualquer coisa que se fale sobre Dercy Gonçalves é pouco diante da importância dela para a cultura brasileira. Pioneira desde sempre, ela se tornou, em 1966, a primeira mulher a apresentar um programa de auditório aos domingos, na Globo: o “Dercy espetacular”. Marca registrada da apresentadora e comediante, a irreverência atravessou o tempo e deixou efeito em gente como Regina Casé, única mulher no ar, atualmente, comandando um dominical com plateia na emissora, o “Esquenta!”. Pelas lentes escuras dos óculos que foram de Dercy, Regina diz se enxergar tão longeva quanto a sua grande inspiradora.

Regina Casé é a única mulher atualmente a apresentar um programa de auditório aos domingos
Regina Casé é a única mulher atualmente a apresentar um programa de auditório aos domingos Foto: Nina Lima / Agência O Globo
— Sou fã número 1 da Dercy. Depois desses anos todos de carreira, não tinha parado para pensar que estou dando continuidade ao que ela fazia (apresentar programas aos domingos). Muito me honra! Poder, de alguma forma, continuar o que ela fez é incrível. Ela é genial, poderia ter vivido 200 anos. Tomara que eu chegue lá (ser centenária) apresentando o “Esquenta!” — diz Regina, aos risos.
Os reflexos de Dercy, que morreu em 2008, com 101 anos, em Regina são antigos, e a admiração era uma via de mão dupla. Segundo a apresentadora, as duas se frequentavam e batiam altos papos, o que, de acordo com ela, contribuiu para que fosse uma profissional melhor. A filha da humorista, Decimar Gonçalves, de 80 anos, reafirma o carinho mútuo.
— Mamãe adorava Regina — diz Decimar, que fala com carinho da mãe famosa e desbocada: — Ela era uma mulher muito feliz. Um dia antes de morrer (vítima de uma pneumonia), estava no bingo.

Dercy Gonçalves e Regina Casé no primeiro “Programa legal”, em 1991
Dercy Gonçalves e Regina Casé no primeiro “Programa legal”, em 1991 Foto: Reprodução/Memória Globo
Regina também lembra seus momentos com Dercy:
— Tivemos a oportunidade de conviver muito, conversar sobre a vida. Quando estreei o “Programa legal”, em 1991, fiz uma ótima entrevista com ela, que cantou o “Rap das aranhas”. O que eu aprendi com ela é saber o momento exato de usar o caco (um improviso no texto). Se ele for melhor que o texto, use. Aprendi a ter coragem de usá-lo ao vivo na televisão. Dercy me ensinou a ter o mínimo de julgamento e muita coragem.

Jair Rodrigues foi um dos artistas que marcou presença no “Dercy espetacular”.
Jair Rodrigues foi um dos artistas que marcou presença no “Dercy espetacular”. Foto: Memória Globo
Ao longo desses 50 anos de Globo, cerca de 51 programas de auditório começaram, acabaram ou ainda estão no ar. Sarita Campos foi a primeira mulher no comando de uma atração com plateia, o “Clube das garotas”, em 1965, mas a atração ia ao ar aos sábados. Aos domingos, Silvio Santos foi o primeiro na emissora a ter o público no estúdio, de 1965 a 1976. Entre 1966 e 1970, Dercy apresentou três programas, que realizavam gincanas, entrevistas e discutia temas relevantes.

Antes da gravação do “Esquenta!”, Regina Casé faz graça com o auditório
Antes da gravação do “Esquenta!”, Regina Casé faz graça com o auditório Foto: Nina Lima / Agência O Globo
Para Regina, o domingo é o dia perfeito para apresentar uma atração tão popular.
— Acho que Dercy reconhecia em mim uma pessoa que tinha a ver com o humor dela. Ela não tinha um método, mas a loucura de falar o que desse na telha. Uma mulher livre! E o domingo é o dia mais varejão e popular da semana, em que o público é menos específico. É a geral! Nós duas somos populares — compara Regina.

Boni fez elogios rasgados para as duas homenageadas
Boni fez elogios rasgados para as duas homenageadas Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo
‘Dercy sempre dominou plateias’
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, peça fundamental para transformar a Globo em umas das maiores emissoras de televisão do mundo, deposita em Dercy Gonçalves a responsabilidade de a empresa ter se destacado entre as emissoras da época de sua inauguração. Amigo da comediante e apresentadora, ele contou na autobiografia “O livro do Boni” que sua ida para a Globo, em 1967, foi acelerada pela própria atriz, em pedido ao então todo-poderoso do canal, Walter Clark.
— Dercy é a rainha absoluta entre as comunicadoras femininas, dominou plateias. Sua especialidade sempre foi o teatro e a comédia. Mas, como comandante de auditório, mulher alguma chegou perto dela. Dercy foi completa! Ainda quando a Globo engatinhava, Walter Clark se apoiou em Dercy. Pode-se dizer que ela foi o gatilho da ascensão da Globo. Perseguida pela censura, teve que sair do ar no auge de sua carreira. Voltou e, com sua personalidade, brilhou em novelas como “Que rei sou eu” (1989) e “Deus nos acuda” (1992) — lembra Boni.
Para o ex-vice-presidente de operações da Globo, a ousadia da comunicadora nunca foi um problema para a emissora, e, segundo ele, Regina Casé resgata a tradição da televisão aos domingos.
— Dercy era inteligente e entendia os limites, embora sofresse com os absurdos da censura. Regina é um talento! Fez coisas incríveis na Globo, e o “Esquenta!” resgata corajosamente a tradição dos programas de auditório — elogia Boni.
Para as próximas gerações de apresentadores, ele ensina: é importante o profissional ter a consciência de absolutamente tudo o que vai acontecer.
— Tem que ter o domínio total do programa para não se perder. Só assim é possível imprimir o ritmo necessário para conduzir a atração com permanente interesse para a audiência. Auditório é um mero acessório da atração. Não é para ele que o programa deve ser feito, mas para o espectador que está em casa — afirma Boni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário