Aconteceu na manhã desta segunda (01), a estreia do novo telejornal da Globo, o "Hora Um da Notícia", apresentado por Monalisa Perrone e exibido das 5h às 6h.
O jornal começou bem no horário, com Monalisa desejando um bom dia aos telespectadores. "Espero contar com você, todos os dias, a partir de agora, aqui no 'Hora Um'", disse ela.
A jornalista atualizava as notícias, que na maioria eram requentadas da noite anterior, a cada 15 minutos, com o chamariz de que as pessoas estavam acordando agora. Além disso, Monalisa contou com links de todos os correspondentes internacionais, menos nos Estados Unidos, por conta do fuso.
Já Maria Júlia Coutinho trouxe informações do tempo, por duas vezes. Por fim, houve um comentário esportivo de Cléber Machado, em VT, sobre a rodada esportiva do Campeonato Brasileiro.
No geral, o "Hora Um" tentou trazer uma nova linguagem ao jornalismo da emissora carioca, mais informal, um pouco menos engessado. Porém, com a falta de notícias, até por conta da madrugada de segunda não ter acontecido muita coisa, o "Hora Um" tentou mostrar mais serviço para quem sai de casa, com o trânsito nas principais capitais do país.
O “Hora Um da Notícia” rompe um ciclo de mais de três décadas sem lançamento de um telejornal na Globo. A última estreia ocorreu em 1983, mais precisamente há 31 anos. Neste dia, foram ao ar as primeiras edições do “Bom Dia Brasil” e do “SPTV”.
Desde lá, a emissora carioca fez diversas modificações nos formatos de seus noticiários. Cenários, horários, apresentadores e linhas editoriais passaram por mudanças em diversas ocasiões, mas ao longo destes 31 anos não havia surgido a demanda de um novo produto como surgiu agora. As maiores movimentações neste sentido ocorreram em projetos como o "Globo Notícias", que era limitado a no máximo 5 minutos.
O "Hora Um" é exibido, de segunda a sexta, a partir das 5 da manhã, na Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário