Comemora-se hoje (18) o aniversário de 64 anos da televisão brasileira. Data da inauguração da TV Tupi de São Paulo, a PRF-3 TV no canal 3, de Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados.
A noite de estreia da programação foi assistida apenas por alguns dos proprietários dos 200 aparelhos contrabandeados e distribuídos pelo próprio Chateaubriand e por curiosos que se aproximaram dos 22 receptores distribuídos em vitrines de 17 lojas no centro de São Paulo.
O alcance da transmissão era de cerca de cem quilômetros, abrangendo cidades como Campinas e Santos. Um ano e alguns meses depois, no final de 1951, estimava-se que existiam no Brasil cerca de sete mil aparelhos de televisão, a maioria em São Paulo e o restante no Rio.
A TV começou ao vivo, com poucas horas no ar. Uma só emissora. Com o tempo surgiram novas estações, como se dizia na época, e o horário no ar cresceu. Veio o videotape e a TV deu um salto: os programas ficaram mais elaborados e podiam ser exibidos em outras emissoras, pelo Brasil afora. Um dia surgiu o satélite e os programas passaram a ser exibidos no mesmo horário para todo o público. Veio a transmissão em cores, o cabo, a TV via parabólica doméstica, a técnica digital, o padrão HD, o 4K. A história não para.
Nenhum comentário:
Postar um comentário