17 de junho de 2011

Pagamento do 13º salário dos trabalhadores

postado 17/06/11 ás 03:00
Com a chegada do segundo semestre, trabalhadores já começam a pensar no 13º salário, pois tanto os setores públicos e privados já começam a antecipar parte do pagamento do benefício. Confira a previsão do calendário em alguns setores e algumas dicas.
Na Prefeitura do Rio
Os cerca de 160 mil servidores ativos, inativos e pensionistas deverão receber a primeira parcela do 13º salário no início de julho, junto com o vencimento relativo a junho, como nos últimos anos.
No Estado do Rio
O pagamento do 13º será integral para os servidores que recebem até R$ 950. O pagamento será depositado no dia 29 de julho. Nesta mesma data, os funcionários públicos estaduais que têm salários superiores a essa quantia vão ganhar metade do abono. Já o pagamento da segunda parcela para esse grupo está previsto para 19 de dezembro.
Na União
Os 1,3 milhão de servidores ativos, inativos e pensionistas deverão receber a primeira parcela do 13º saláriono início de julho, junto com o vencimento relativo a junho.
INSS
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, anunciou que o pagamento da primeira parcela do 13º salário será feita em agosto.
Descontos no benefício
O trabalhador recebe a primeira parcela do 13º sem os descontos previstos em lei, como a contribuição previdenciária e o Imposto de Renda. Esses abatimentos serão efetuados apenas na segunda parcela, liberada no fim do ano.
Atenção
Segundo especialistas na área econômica, o uso do 13º salário deve ser estuado. Principalmente por quem tem dívidas. Nesse caso, o ideal é usar o benefício para quitar o saldo devedor, seja no cartão de crédito ou no cheque especial. Os especialistas também orientam os trabalhadores a separarem parte do benefício para os tradicionais da virdada de ano, como presentes de Natal, IPTU, IPVA e matrícula das crianças na escola.

     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário