26 de junho de 2011

15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

postado 26/06/11 ás 18:40


A parada deste ano acontece no momento em que o movimento gay acumula vitórias e polêmicas
 Há pouco mais de um mês, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram que casais gays devem desfrutar de direitos semelhantes aos de pares heterossexuais, como pensões, aposentadorias e inclusão em planos de saúde, ao equipararem a união homoafetiva à união estável entre homens e mulheres.
Além disso, a discussão de um projeto de lei no Congresso Nacional que pretende criminalizar a homofobia gera intensos debates em Brasília e uma série de manifestações pelas ruas de diversas cidades do país patrocinadas por grupos de defesa dos direitos homossexuais e também por movimentos cristãos que são contrários à proposta.

26.jun.2011 Manifestantes andam de mãos dadas na 15ª Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo 
26.jun.2011 Drag queen Tchaka na 15ª Parada do Orgulho LGBT de São paulo


Nesse contexto, o tema da parada deste ano será “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia”. "Nos apropriamos da frase para pedir fim à guerra travada entre religião e direitos humanos", diz texto divulgado pela organização do evento em uma "carta aberta contra o conservadorismo e o fundamentalismo".
Outro tema polêmico na ordem do dia é a distribuição de kits anti-homofobia nas escolas públicas do país. O Ministério da Educação já havia preparado os kits, mas a distribuição foi após a presidente Dilma Rousseff ordenar que sejam feitas alterações no conteúdo do material.

26.jun.2011 Multidão caminha pela avenida Paulista durante a 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
26.jun.2011 Manifestantes se beijam em frente a cartaz de protesto na 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
26.jun.2011 Multidão circula pela avenida Paulista na 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A expectativa da organização é que pelo menos 3 milhões de pessoas participemdo evento
Apesar dos avanços conquistados pelos homossexuais nos últimos anos, o Brasil detém um título negativo: é o país que registra o maior número de assassinatos de homossexuais em todo o mundo, segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB). A organização divulgou relatório em abril no qual aponta que 260 mortos homossexuais foram em 2010, o que dá uma morte a cada 36 horas. Segundo o grupo, os homicídios de gays aumentaram 113% nos últimos cinco anos.



Por exemplo, pelo trajeto por onde passará a Parada Gay, sobretudo os arredores da avenida Paulista, foram registrados vários casos de agressões a homossexuais nos últimos anos.


fonte:uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário