30 de junho de 2011

NOTÍCIAS

POSTADO 30/06/11 ÁS 00:18


brasileirão série a


Quarta-feira, 29/06/2011 - 19h00 Arena do Jacaré - Sete Lagoas, MG
17 ° América-MG 2 x 3 Flamengo 5 °
Gols: Anderson , Alessandro Gols: Deivid , Ronaldinho Gaúcho (2)  

Ministério Público investiga relação entre Cabral e empreiteiras

- O procurador-geral de Justiça do Estado Claudio Lopes instaurou o procedimento para investigar a relação do governo Sergio Cabral com as empreiteiras. O ofício, que já foi enviado ao governador, não especifica quais as empreiteiras serão investigadas. O caso veio à tona após o acidente ocorrido com um helicóptero em Trancoso, na Bahia, que culminou na morte de sete pessoas, entre elas a namorada do filho de Sérgio Cabral, Mariana Noleto.
Na ocasião, Cabral e a família viajaram do Rio a Porto Seguro em um jatinho cedido pelo empresário Eike Batista. O motivo da viagem era o aniversário de Fernando Cavendish, dono da construtora Delta, que tem contratos com o governo do Estado. De Porto Seguro a família do governador seguiria para Trancoso de helicóptero. Logo na primeira viagem, a aeronave que transportava sete pessoas, incluindo o piloto e empresário Marcelo Mattoso, caiu no mar.
Além de Mariana Noleto, o acidente causou a morte de Fernanda Kfouri, de 35 anos, seu filho Gabriel Kfouri (2 anos), o sobrinho dela Lucas Kfouri de Magalhães, a irmã Jordana Kfouri (mãe de Lucas), a babá Norma Batista de Assunção e o empresário Marcelo Mattoso de Almeida, que pilotava a aeronave.
Em nota, o governo do Estado do Rio informou que ainda não recebeu o ofício do Ministério Público Estadual. "Assim que for notificado, prestará os esclarecimentos necessários".


Senai oferece vagas para cursos de Educação a Distância

 - A comodidade de estudar em casa, utilizando o computador e seguindo seus próprios horários é um dos fatores que mais atrai quem opta pelo ensino a distância. Pensando na parcela da população que trabalha e não possui tempo para frequentar um curso presencial, o Senai está com inscrições abertas para cursos de Educação a Distância nas mais diversas áreas.

Gerente de Projetos em Educação do Senai do Rio, Luis Arruda explica que o principal objetivo dos cursos é possibilitar a um maior número de pessoas a educação profissional de qualidade. Para isso, o Senai utiliza um processo de construção coletiva, crítica e interdisciplinar, auxiliado pelas Tecnologias de Comunicação e Informação.

"Nestes cursos, o aluno tem como principais aliados a flexibilidade e a comodidade, já que pode acompanhar as aulas e realizar as atividades propostas em qualquer lugar e horário. Isso tudo facilita a conclusão do curso e proporciona economia financeira e também de tempo", explica.

Apesar de poderem montar seus próprios horários de aula e estudo, Arruda explica que os alunos precisam estar atentos ao cronograma de estudo, com as datas de entrega dos trabalhos, realização das atividades no ambiente virtual de aprendizagem e fora dele, além dos chats e fóruns.

Para ajudar o aluno, o Senai disponibiliza as mais variadas ferramentas, como apostilas e e-books, além de animações, vídeos e jogos. Videoteca com aulas gravadas, biblioteca virtual e simulações da prática profissional também fazem parte do material utilizado nas aulas.

Acesso à internet é pré-requisito

Arruda também explica que o pré-requisito básico para os candidatos se inscreverem nos cursos é ter acessa a um computador com internet. Já os pré-requisitos de escolaridade dependem de cada curso. E a oferta é grande:

"Apresentamos cursos em diversas áreas, como Petróleo e Gás; Instrumentação; Automação; Telemarketing; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Logística; e Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS)", informa o gerente de Projetos em Educação.

Mas engana-se quem pensa que estudar em casa não requer esforço ou disciplina ou mesmo quem acredita que cursos a distância apresentam não apresentam bons resultados. Segundo Arruda, notas divulgadas pelo MEC comprovam que alunos de cursos superiores à distância tiveram melhor desempenho em exames de avaliação dos cursos superiores.

"É necessário que o aluno tenha disciplina para realizar o curso e cumprir as atividades previstas. Ao contrário do que se pensa, o aluno de cursos à distância é muito mais maduro e disciplinado. Ele tem clareza de seus objetivos e, por isso, obtém melhores desempenhos acadêmicos do que os alunos de cursos presenciais", explica.

Para mais informações, os candidatos podem acessar o site www.firjan.org.br/ead ou ligar para o telefone 0800-0231231


A partir de 2012, carros zero quilômetro não precisarão mais ser submetidos à vistoria veicular no ano seguinte. Isto significa que um automóvel de passeio comprado e registrado em 2011, por exemplo, só será submetido a vistoria em 2013, sendo liberado do serviço em 2012. Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, a mudança deixará fora da vistoria cerca de 300 mil automóveis, que é o número de carros novos emplacados por ano no Rio, de acordo com Avelino.
A decisão foi tomada em conjunto entre o Detran, a Secretaria estadual de Ambiente do Rio, Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com objetivo de beneficiar veículos considerados como de uso não intensivo, ou seja, carros particulares com capacidade para, no máximo, cinco passageiros. Segundo entendimento técnico das quatro instituições, nos dois primeiros anos de uso, o desgaste de carros na situação descrita não compromete as condições mínimas de segurança e o nível de emissão de gases.

Os veículos liberados da vistoria, ao quitarem o IPVA de 2012 deixarão de pagar o Licenciamento Anual, hoje fixado em R$ 90,30. De acordo com Avelino, a entrega do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) se dará respeitando os prazos de final de placa, que serão previa e amplamente anunciados pelo Detran.

A medida não contempla os chamados veículos de uso intensivo como ônibus; microônibus; caminhões; veículos da categoria aluguel, sejam automóveis, caminhonetes; camionetas, motos ou utilitários; e veículos particulares com capacidade superior a cinco passageiros, entre os quais automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário