28 de janeiro de 2015

Dona da voz 'oficial' do GPS tenta carreira na música e na autoajuda


  • Divulgação
    Karen Jacobsen gravou em 2002 cerca de 50 horas de instruções de trânsito; conteúdo é usado em GPS Karen Jacobsen gravou em 2002 cerca de 50 horas de instruções de trânsito; conteúdo é usado em GPS
Se você já usou um GPS com narração em inglês, é muito provável que tenha ouvido a voz da australiana Karen Jacobsen. Suas instruções são usadas em navegadores como Garmim, TomTom e, segundo o "Daily Mail", aparecem também na versão australiana da assistente pessoal Siri, da Apple.
Nascida em Queensland, ela mora em Nova York, onde tenta a carreira como cantora – lançou o álbum "Take a Little Drive" no ano passado, quando também fez alguns shows. Suas músicas são vendidas inclusive na iTunes, loja virtual da Apple.
Antes, a australiana já havia se aventurado pela autoajuda com palestras – que geralmente usam a palavra "recalcular" no tema - e com o livro "GPS Girl's Road Map for Your Future" (o mapa da garota do GPS para o seu futuro, em tradução livre). A promoção do conteúdo é toda feita em seu site, o GPS Girl.

Karen se tornou a garota do GPS quando, em 2002, passou cerca de 50 horas em um estúdio (em sessões de quatro horas por dia), gravando instruções para motoristas. Ela não sabia exatamente em quais ferramentas aquele conteúdo seria usado, quando em 2004 uma amiga ligou dizendo que havia reconhecido sua voz no GPS.

Hoje, o "Daily Mail" estima que ela dê instruções no GPS para 100 milhões de pessoas em todo o mundo. "Se eu recebesse um centavo para cada nome de rua que falo, provavelmente poderia comprar uma ilha agora", brincou em entrevista ao "Daily Telegraph", sem revelar quanto recebeu na época das gravações.

Apesar de também emprestar a voz para a ferramenta Siri (informação não confirmada pela Apple), ela disse à publicação que "foi a última pessoa no mundo a comprar um iPhone". Ao site australiano "ABC", Karen contou que seu filho de cinco anos a reconheceu no celular da Apple: "será que ele acha que todas as mães estão no iPhone?", brincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário