30 de abril de 2011

No Rio, Blair fala sobre desafios para 2016: "pode dar errado"

postado 30-04-11 ás 12:05

 . Foto: EFE Ex-premiê diz que cidades não podem fazer "falsa propaganda"
Longe do casamento real da família britânica, Tony Blair afirmou que as Olimpíadas não envolvem apenas esportes e que é preciso tomar cuidado para que as coisas não dêem errado e uma grande oportunidade seja perdida. O ex-premier britânico participou nesta sexta-feira do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que ocorre no Rio de Janeiro, sede dos Jogos de 2016.
"Usamos as Olimpíadas para mostrar uma ideia diferente de Londres (sede de 2012), uma cidade multicultural, com faces diferentes. Mas as pessoas vão conferir se o que você diz do seu país representa realmente aquilo o que o seu país é", afirmou.
De acordo com ele, é essencial ter isso em mente e não fazer falsa propaganda. "Você tem que fazer os Jogos darem certo porque envolve muitas coisas, mas é um desafio que também pode dar errado", afirmou.
Para Blair, que era primeiro-ministro quando Londres foi escolhida para sediar os Jogos de 2012, as Olimpíadas devem ser encaradas como uma grande oportunidade econômica e administrativa. "Você pode aprender muitas coisas que pode aplicar em outras partes da administração. Surgem novas maneiras de governar vindas das Olimpíadas", defendeu.
Blair destacou que o projeto olímpico de Londres se concentra em uma área da cidade carente de investimentos e que está sendo renovada. "Foi um enorme investimento em uma região que estava desolada por anos. Tem construções, áreas de lazer, habitações e muitos empregos gerados que serão permanentes naquela área".
Além do impacto na infraestrutura, o ex-primeiro-ministro afirmou que os Jogos devem servir como plataforma econômica para atrair outros eventos e investimentos que "podem ir muito além das três semanas do evento".
Blair vê a experiência chinesa como exemplo da capacidade olímpica: "Quando ocorreu em Pequim as pessoas se deram conta de que esse (a China) é o novo poder que está surgindo".
Custos
Questionado sobre os altos custos para sediar eventos como as Olimpíadas, Blair afirmou que os riscos valem a pena. "Há razões porque os países competem muito para sediá-los. Não são só custos. Para mim, o esporte é principalmente uma política de combate ao crime, de responsabilidade social e de saúde pública. Se tivesse que voltar em 2005 e perguntar, você faria o mesmo? Com certeza", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário