3 de maio de 2016

“Velho Chico”: Santo e Tereza se reencontram 28 anos depois

Tereza (Camila Pitanga) em cena de "Velho Chico" que vai ao ar na próxima quinta (Foto: Globo/Caiuá Franco)
Tereza (Camila Pitanga) em cena de “Velho Chico” que vai ao ar na próxima quinta
(Foto: Globo/Caiuá Franco)
Vinte e oito anos se passaram, mas o amor genuíno entre Maria Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) resistiu ao tempo. Nos próximos capítulos de “Velho Chico”, os dois finalmente vão se reencontrar depois de tanto tempo afastados.

 
Agora ambos estão casados e com filhos. O amor se faz presente, mas os medos e as dúvidas atravessaram o tempo com eles. O que é esse sentimento que ainda resiste? Tereza voltou à cidade de Grotas para apoiar o filho Miguel (Gabriel Leone), fruto de sua relação com Santo. Ele anseia por aplicar nas terras do avô Afrânio (Antonio Fagundes) uma nova forma de produzir. Mas essa tarefa não será tão fácil. E a volta de Miguel, com o retorno para a fazenda, despertam em Tereza a paixão pelo pai biológico de seu filho. O destino tratou de aproximar novamente as duas famílias, mas a guerra de Santo e Tereza, agora, é pelo resgate do amor que ficou para trás.
No Bar, Santo conversa com Chico Criatura (Gesio Amadeu) sobre o episódio que envolveu as duas na igreja e é surpreendido pela chegada de Tereza. “Chico! Você tem uma daquelas cocadas, que só você sabe fazer…?”.
Ao se perceberem, envolvidos por uma mistura de sentimentos, não sabem o que fazer. No primeiro momento, Tereza pensa em fugir mais uma vez. Chico não entende o clima entre os dois e age como cupido para uma aproximação. “Isso tá certo, não. Amigo de infância feito os dois num vai troca nem uma só palavra?”. Santo penetra seu olhar no de Tereza e só o que fala é o silêncio que habita entre eles. Até que Tereza toma a frente e sai em direção à porta. Santo precisa decidir o que fazer em segundos. Deixá-la ir mais uma vez? Então ele diz tudo que podia no momento, menos o que queria dizer na verdade. “Você me perdoe por Luzia, viu? Num sei que foi que deu nela”.
Santo (Domingos Montagner) (Foto: Globo/Caiuá Franco)
Santo (Domingos Montagner) em “Velho Chico”
(Foto: Globo/Caiuá Franco)
Para o ator Domingos Montagner, quando os personagens se encontram existe uma resistência física, mas a emoção transborda no olhar. “O silêncio descreve esse conflito. Eles se encontrarem no Bar de Chico Criatura foi bem surpreendente, pois é representativo para os dois. Não é óbvio. Esse lugar imparcial favorece essa emoção transbordar. Tem o contraste com a emoção e a natureza prática do lugar. Foi interessante captar essa sensação”.
As cenas estão previstas para irem ao ar na quinta-feira, dia 5. ‘Velho Chico’ é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário