9 de maio de 2016

'Velho Chico': Miguel confronta Afrânio e propõe mudanças

Miguel (Gabriel Leone) confronta Afrânio (Antonio Fagundes) e propõe mudanas na fazenda, na novela 'Velho Chico, a partir de 13 de maio de 2016
O resultado da análise do solo feita pelo agrônomo deixa o coronel Saruê irritado e os dois se enfrentam, nos próximos capítulos da novela das nove
Afrânio (Antonio Fagundes) estava ansioso para a chegada de Miguel (Gabriel Leone), certo de que o neto será seu sucessor, na novela "Velho Chico". Porém, o resultado da análise das terras da fazenda feita pelo agrônomo vai deixar o Coronel Saruê indignado. Alarmado com o estado precário do solo e dos métodos usados pelo avô, o filho de Maria Tereza (Camila Pitanga) vai bater de frente com o patriarca dos Sá Ribeiro nos próximos capítulos da trama das nove, na tentativa de convencê-lo a adotar técnicas sustentáveis de cultivo.

Tudo acontece a partir do capítulo desta sexta-feira (13), quando Cícero (Marcos Palmeira) leva Miguel para ver a plantação de mangas. "Essa terra está quase morta. Entrelinhas nuas, solo exposto. Sem vida!", constata o herdeiro, e o capataz argumenta: "Como ia ser de outro jeito, doutor? Com isso tudo de terra, não há braço que aguente carpi", e completa: "O que estiver ruim, doutor se queixe ao coronel. Que nós fazemos as coisas do gosto dele, não é de nossa cabeça!".

Miguel seguirá indignado. "Isso porque ele é um dos maiores produtores da região! Olha para esse solo. Não tem grumo. Não tem vida! É terra seca, quase morta! Esses tratores compactam tudo por onde passam, como é que as raízes vão crescer desse jeito? Olha o tanto de sol que bate direto no solo. Isso aqui é uma ferida exposta."
Miguel propõe mudanças e Afrânio debocha
O rapaz aponta os problemas ao comunicar o resultado da análise, e Afrânio o questiona: "Anda, Miguel: o que é que eu tô fazendo de tão errado, diga!". "De errado nada. Ultrapassado, talvez", ele responde, e o coronel insiste: "Não me venha com meias palavras, moleque! Se começou, termine". O doutor então explica que o solo está muito exposto e o uso dos tratores prejudica o plantio. Como solução, ele indica a subtituição das máquinas por animais no controle do crescimento da vegetação.
Furioso, o marido de Iolanda (Christiane Torloni) debocha: "Foi para isso que você passô todos esses ano estudando!?! Para chegar na minha frente e me manda trocar meus trator por cabra e bode?". Miguel ainda argumenta, na tentativa de convencê-lo de que é necessário adotar medidas sustentáveis e fazer mudanças na fazenda, mas o coronel rebate, teimoso: "E quem foi que lhe disse que eu quero mudar?".
O filho de Santo (Domingos Montagner) garante: "Não quero ensinar nada a ninguém. Só quero contribuir com um pouco do que aprendi". E Afrânio discursa: "Pois se quiser lidar com terra, Miguel, dê meia volta e vá atrás desses boia fria que vive perdido nessas beira de estrada! Aí sim você vai aprendê a lidar com a terra! Porque plantar, qualquer infeliz com um pedaço de terra planta. Quero ver fazer fortuna! E para herdar o que é meu, você vai ter que seguir as minhas regras! Que num suei o tanto que suei para botar tudo a perder nessas maluquice!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário