4 de dezembro de 2015

'A regra do jogo': Feliciano some de casa e vira mendigo

Feliciano pega foto dos seus familiares para se despedir em "A regra do jogo"
Feliciano pega foto dos seus familiares para se despedir em "A regra do jogo" Foto: Caiua Franco/Rede Globo/Divulgação
Em “A regra do jogo”, Feliciano (Marcos Caruso) afetuoso, despede-se da família ao admirar um porta-retrato com uma foto de todos juntos. Depois de mentir aos filhos e agregados sobre a autenticidade de um valioso quadro que salvaria a situação da família, ele se arruma com esmero e decide sair de casa.
 A cena promete ser emocionante. Feliciano se junta a um grupo de mendigos que moram embaixo de uma marquise. "Com licença, como vão os senhores? Tudo bem? Não queria incomodar, mas eu percebi que o canto esquerdo da marquise está desocupado. Será que eu poderia ocupar esse cantinho?", pergunta. Os mendigos se olham, estranhando. "Muita gentileza da parte dos senhores. Dá licença", fala Feliciano, que pega um papelão no chão e se senta em cima.
Feliciano passa a pedir esmolas em várias línguas. "Trocado prum necessitado! Spare change! Una limosna, por favor!", pede.
Ele só é descoberto quando Dinorah (Carla Cardoso) o vê. Ele se cobre com o papelão e pede para um mendigo chamado Vespúcio disfarçar. "Seu Feliciano, sai daí de baixo, eu vi o senhor!", fala ela. "Não tem nenhum Feliciano aqui não, moça!", fala o mendigo amigo. Dinorah consegue desmascarar Feliciano e briga com ele. "Que que cê tá fazendo aqui, seu Feliciano?! Todo mundo desesperado atrás do senhor, pessoal achando até que o senhor cometeu uma loucura!".
Feliciano fala que gosta demais da vida para se matar. Ela pede para o patrão voltar para casa, mas ele se recusa: "Nunca! Com que cara eu vou encarar aquelas pessoas todas?! Como é que eu vou falar que a gente vai ser despejado? Que eu falhei como pai?! Que eu deixei a minha família na mão?! Agora eu moro aqui, Dinorah. Eu e o meu amigo Vespúcio, né, Vespúcio?". "Larga a mão, seu Feliciano! Sua família tá com saudade! Qualquer coisa que o senhor tiver que falar, eles vão entender", diz ela. Feliciano pede que ela respeite sua vontade. "Claro que eu respeito, seu Feliciano, mas eu não posso te deixar assim, na sarjeta, no relento, ao Deus dará! Posso pelo menos providenciar um lanchinho?", pergunta ela.
Ele aproveita e pede um sanduíche para ela. "Aquele sanduichinho de presunto de parma, pão preto, cream-cheese e mostarda Dijon?", fala ele, que pede que não conte para ninguém onde ele se escondeu. "Pode deixar, seu Feliciano. Eu acho errado, mas o senhor que manda! Já já eu volto. Não sai daqui, hein?", diz ela. "Pra onde? Trocado prum necessitado! Spare change! Una limosna, por favor!", volta a "esmolar" Feliciano. Dinorah indo embora, sem crer naquilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário