10 de janeiro de 2012

Rio Paraíba do Sul pode causar inundações no Norte e Noroeste

POSTADO 10 01 12


Rio - Cidades do Norte e Noroeste Fluminense têm mais motivos para se preocupar a partir da noite desta segunda-feira, com a possibilidade de enchentes a partir da cheia do Rio Paraíba do Sul. A Defesa Civil Estadual já espera inundações nas próximas horas.
O aumento do nível do rio acontece por conta da chuva em Minas Gerais, em Sapucaia, no Sul Fluminense e por conta da abertura das comportas da represa de Ilha dos Pombos, em Carmo, no Centro do Estado. As informações são das coordenadorias de Defesa Civil do Noroeste e do do Estado.
As cidades mais ameaçadas são as de Itaocara, no Noroeste, e São Fidélis e Cambuci, no Norte. Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, também corre risco de sofrer alagamentos por conta do aumento do nível do Paraíba do Sul. Segundo o coronel Moacir Reis, da coordenadoria de Defesa Civil do Norte do Estado, o problema existe, mas, não é alarmante.
"A represa abriu as comportas com responsabilidade. Aos poucos foram liberando para que não houvesse um problema maior".
O coronel Reis afirmou que a tarde a vazão da represa era de aproximadamente 3 mil metros cúbicos por segundo, quando o valor normal não passa de 900. Na noite desta segunda-feira o fluxo já havia se reduzido para 2.400 metros cúbicos. A expectativa dele é o problema não seja tão grave e evitou alarmar a população.
"A cheia do Paraíba do Sul faz com que aumento o nível da água nesses locais, e comunidades ribeirinhas podem sofrer maior ameça. Mas, não está mais chovendo e a previsão é que a partir de amanhã (terça-feira) a precipitação no Norte e Noroeste diminua bastante. Devem haver alagamentos, mas, nada alarmante", afirmou.
Quase 13 mil fora de casa no Norte e Noroeste
Balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira revela que, em razão das chuvas, há 12.852 desabrigados e desalojados em municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.
A estatística não inclui a cidade de Sapucaia, no Sul Fluminense, onde ao menos oito pessoas morreram em consequência de deslizamentos, além de outras afetadas na Região Serrana e no Centro-Sul.  De acordo com o órgão, há 10.601 desalojados e 2.251 desabrigados nas regiões Norte e Noroeste.
Segundo a Defesa Civil estadual, em Cardoso Moreira, no Norte Fluminense, onde um dique se rompeu na noite de domingo, há 3.974 desalojados e 910 desabrigados.
Em Itaperuna, no Noroeste, 3 mil estão desalojados e 106 perderam suas casas. Em Campos dos Goytacazes, no Norte, que teve um dique rompido na sexta-feira, há 1.600 desalojados e 800 desabrigados.
Oito mortos em Sapucaia
O número de mortos nos deslizamentos de terra nesta segunda-feira em Sapucaia, na região Centro-Sul Fluminense, chegou a oito. A informação foi confirmada pelo prefeito Anderson Zanon à Rádio Bandnews FM. Segundo o chefe do executivo municipal, não há certeza sobre a quantidade de desaparecidos, mas que esse número é de pelo menos 18.
Foto: Alex Oliveira / Folha Popular
Tragédia em Sapucaia aconteceu na madrugada desta segunda-feira | Foto: Alex Oliveira / Folha Popular
Em Jamapará, 10 casas foram atingidas na madrugada desta segunda. De acordo com o coordenador de Defesa Civil, além das mortes já confirmadas, outras 12 pessoas teriam ficado soterradas no acidente causado pelas fortes chuvas dos últimos dias. Cerca de 30 bombeiros dos municípios de Carmo, Teresópolis, Três Rios e Itaipava estão na localidade.
De acordo com o secretário de comunicação da cidade, Sérgio Murilo, bombeiros tiveram muita dificuldade para acessar o local em Jamapará, que é uma rua tradicional da cidade, por causa da queda de barreiras nas estradas. "A região foi atingida por uma chuva de mais de 12 horas e durante o deslizamento muitas pessoas estavam dormindo", disse.
Sérgio Murilo contou ainda que uma família inteira teria saído de casa para se abrigar no carro deles, que acabou atingido pelo deslizamento. O imóvel teria ficado intacto.
O Secretário de Saúde Sérgio Côrtes se deslocou com sua equipe, nesta tarde, para o distrito de Jamapará. Côrtes seguia de helicóptero para sobrevoar o município de Italva, no Noroeste Fluminense, quando decidiu alterar o percurso para acompanhar de perto a situação no Centro Sul Fluminense.
Governador determina reforço em resgate
O governador Sérgio Cabral determinou, nesta segunda-feira, que os secretários de Defesa Civil, Sérgio Simões, e de Saúde, Sérgio Côrtes, desloquem-se com suas equipes para Sapucaia. Cães farejadores também foram enviados ao local para reforçar o trabalho de buscas. A medida foi tomada após conversa entre o governador e Anderson Zanon, prefeito de Sapucaia.
Conta para vítimas
A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta segunda-feira, a abertura de duas contas para arrecadação de doações para vítimas das enchentes no Rio de Janeiro e Minas Gerais. A medida faz parte do Plano de Ações divulgado pelo banco na última sexta-feira.
 
Além da abertura das contas, a Caixa promove, dentre outas medidas, reforço de pessoal para atendimento nas agências e o deslocamento de duas Unidades de Atendimento Temporário (caminhões-agências) para os locais onde se concentrarão as populações que estão deixando seus locais de residência. 
 
Número das contas para doação:
Rio de Janeiro: Agência: 0199 
    Operação: 006 
    Conta: 2012-8
 
Minas Gerais:  Agência: 0935
   Operação: 006 
   Conta: 700-8
Com informações do iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário