Rio -  Mais de 21,4 milhões de trabalhadores e servidores públicos de todo o País, beneficiários do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), podem sacar o abono salarial a partir de agosto. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador divulgou ontem o cronograma de pagamento do exercício 2012/2013, com tabela começando pelos nascidos em julho. Eles podem sacar a partir de 15 de agosto (inscrições com final 0 e 1). O prazo para a retirada vai até 28 de junho de 2013. O valor do abono é de um salário mínimo (R$622).
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
CONDIÇÕES PARA RECEBER
Vale destacar que têm direito ao benefício, as pessoas que trabalharam com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias em 2011, recebendo, em média, até dois salários mínimos por mês.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia



































Trabalhadores que atuam em empresas privadas, inscritos no PIS, devem receber o abono salarial nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem tiver Cartão Cidadão com senha cadastrada também pode sacar o dinheiro em casas lotéricas, terminais de de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui.
Já os servidores públicos, inscritos no Pasep, vão receber o abono no Banco do Brasil. É preciso apresentar documento de identidade e o número de inscrição para poder sacar o valor.
Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos, além de ter sido cadastrado corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). As normas são do governo federal.
PELA INTERNET
CONSULTA
Quem quiser consultar o direito ao saque, pode ligar para 0800 726 0101 ouacessar o site da Caixa (www.caixa.gov.br). É preciso clicar na opção Você, Serviços Sociais — PIS, Consultar o Pagamento.

SERVIÇO
Outra alternativa é acessar os dados pelo celular. O cadastro pode ser feito na página do banco, em Você, Produtos e Serviços, Caixa Celular.
PRAZO ESGOTADO
O prazo para sacar o abono salarial referente ao exercício 2011/2012 terminou ontem. Quem não conseguiu sacar, perdeu o benefício. O dinheiro não retirado será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)

(POR CAUA OLYVER)