22 de julho de 2012

A VINGANÇA DE CARMINHA EM"AVENIDA BRASIL"

Nina (Débora Falabella) foi jogada numa cova e humilhada
Guardado a sete chaves, o castigo que Carminha (Adriana Esteves) impôs à Nina (Débora Falabella) em “Avenida Brasil” já pode entrar para a categoria de cenas icônicas da TV brasileira. Tensa do começo ao fim, a sequência começou com uma discussão em casa e evoluiu para um aterrorizante momento numa cova. Nina foi colocada a sete palmos e sofreu intenso terrorismo psicológico. Teve uma arma apontada para si, levou cuspida na cara e foi humilhada. Ao contrário do que se pode imaginar, no entanto, a experiência só aumentou sua sede de vingança. Os maus tratos a fizeram mais resiliente.
Há que se perceber, no entanto, que Carminha não foi tão extrema quanto se pensava. Ao invés de tentar se livrar da inimiga de uma vez, deu-lhe a chance de começar nova vida. A atitude pode ter surpreendido a muitos. Claro, o argumento de que a novela perderia sua principal trama caso a tortura fosse levada a cabo é válido. Ocorre que parte das pessoas parecia torcer por uma Nina dura de matar, que resistiria até mesmo a ser enterrada viva, como diziam os rumores sobre as cenas secretas.
Carminha (Adriana Esteves), mais diabólica que nunca, poupou a mocinha
O capítulo 102 de “Avenida Brasil”, sim, marca a grande virada da novela. Mais que o anunciado capítulo 100. Foi absolutamente eletrizante e consolida de vez João Emanuel Carneiro como um dramaturgo de grande repertório. A cena bebe e muito no gênero de suspense e terror psicológico do cinema. A princípio, lembra “Kill Bill”, de Quentin Tarantino, mas vai além ao pisar fundo nos momentos de horror. A direção e a fotografia da trama também se mostraram impecáveis. Vale destacar a cena em que Nina, trôpega, acorda debaixo de chuva. E, mais uma vez, Adriana Esteves pôs toda a novela no bolso, ao exagerar nos tons de sua personagem. Sarcástica, Carminha tripudiou e deu as melhores frases.
Uma pena que toda a tensão do começo do capítulo do capítulo tenha sido diluída nos blocos seguintes nos núcleos coadjuvantes. Ainda assim, podem ser destacados momentos de irreverência, como Ivana (Letícia Isnard) e Ágata (Ana Karolina) usando blondor nas pernas e no buço. A partir de agora, a balança de poder se inverte na novela. De posse das provas do caso de Carminha e Max (Marcello Novaes), Nina volta à mansão e transforma a vilã em sua escrava, fazendo até mesmo toda a família Tufão (Murilo Benício) achar que ela enlouqueceu.
Apesar de todo o seu potencial, o capítulo 102 da novela das nove foi exibido num sábado, dia que historicamente registra menores audiências. De acordo com a prévia do Ibope, a trama marcou 35 pontos de média, com pico de 38. Menos que os 40 registrados na quinta-feira (19). No mesmo horário, a Record ficou em segundo lugar, com 5,6, e o SBT em terceiro com 4 pontos. Não cabe comparar os folhetins entre si, mas, de longe, “Avenida Brasil” é a melhor novela das nove dos últimos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário