26 de dezembro de 2016

Por que (quase) todas as emissoras de TV vão mexer no domingo?


emissoras-logotipo
O que o telespectador quer ver no dia em que as famílias estão reunidas? Este é o enigma que todas as redes ainda tentam decifrar
Considerado o dia mais concorrido da semana, o domingo tem merecido especial atenção de executivos de todas as emissoras. Sem as novelas, a vantagem da Globo sobre a concorrência diminui.
Se a emissora líder torna-se mais “frágil”, para as rivais essa é a oportunidade ideal para ameaçar ou até mesmo beliscar o primeiro lugar. Para isso, basta dar ao público o que ele deseja. Mas o que o telespectador quer ver no dia em que as famílias estão reunidas?
Este é o enigma que todas as redes ainda tentam decifrar, mas há um complicador para se chegar a uma solução: não existe uma única resposta para essa questão; para cada emissora, ela pode ser diferente. O BLOG ENTRE AMIGOS  lista agora as movimentações dos principais canais, tentando prever como as recentes decisões anunciadas podem impactar na programação.
Na Globo, o “Esquenta!” esfriou!
Após perder status de programa fixo, “Esquenta!”, de Regina Casé, foi cancelado
Apesar da ligeira queda em seus índices, no comparativo com a semana, o domingo da Globo é relativamente tranquilo. Basicamente, há uma única faixa mais frágil: o início da tarde. A Globo começou a se mexer já neste ano, quando implementou um rodízio de atrações. O problema foi parcialmente resolvido: dois dos quatro programas  – “The Voice Kids” e “Tamanho Família” – caíram nas graças da plateia e tiveram seu passaporte renovado.
Outras duas produções, porém, tiveram seu fim decretado: deslocado para a tarde, “Superstar” não repetiu o sucesso da competição infantojuvenil e continuou instável. Em novembro, pelo Twitter, Boninho anunciou  o cancelamento. Já o “Esquenta!” – grande dor de cabeça para a Globo em 2015 – perdeu o status de programa fixo, mas ganhou sobrevida ao retomar o formato de temporada. Neste dezembro, porém, a Globo oficializou o fim da atração de Regina Casé em definitivo. A apresentadora será deslocada para outro dia da semana, no horário nobre.
Para 2017, no embalo da “Escolinha do Professor Raimundo”,  a rede anuncia um remake de “Os Trapalhões”, com Lucas Veloso como protagonista. Na verdade, serão dois Didis, já que Renato Aragão também estará lá, ao lado de Dedé Santana. Para a vaga que resta, uma das possibilidades é o seriado “A Cara do Pai”: apresentada em formato de minitemporada desde o último dia 18, a produção estrelada por Mel Maia e Leandro Hassum tem mais 12 episódios garantidos.
No SBT, o “Domingo” deixou de ser legal
DomingoLegal-CelsoPortiolli-divulgação_SBT
Em baixa, “Domingo Legal” flertou com o sensacionalismo, mas nem assim audiência reagiu
No SBT, dizem, todas as mudanças anunciadas nos últimos meses foram consequências do baixo rendimento do “Domingo Legal”, cuja audiência inexpressiva prejudicava os programas exibidos na sequência. Mesmo após várias tentativas – incluindo uma mudança na linha editorial, que flertou com o sensacionalismo – a atração não reagiu. Diante disso, Silvio Santos não teve dúvidas: decidiu tirar seu pupilo do centro do confronto. Fez uma manobra e demitiu Raul Gil, para criar uma brecha e entregar as tardes de sábado para Celso Portiolli.
Aos domingos – dia em que, em outros tempos, a emissora já foi imbatível – já está selado o fim do “Domingo Legal”, que permanece no ar somente até fevereiro, com edições gravadas até lá. Cogitou-se a volta do “Fantasia” para substituí-lo: a nova versão da gincana que distribui prêmios ao público tinha três belas do “Jogo dos Pontinhos” como as mais cotadas para apresentá-la. Mas Patrícia Abravanel, a herdeira, disse ao pai que não queria dividir  o projeto com Lívia Andrade e Helen Ganzarolli.
Aliás, é justo ser mais preciso: Patrícia Abravanel já alertou que, para assumir o domingo, não quer nada “reciclado”, A filha de Silvio Santos faz questão de um programa sob encomenda, que leve o seu nome. Em meio a esse impasse, Silvio já abortou o retorno do formato em que belas mulheres dão suporte aos games. Nesse meio tempo, o canal pode desovar no horário títulos da Warner, mas apenas àqueles sobre as quais a emissora ainda tem direito de reprise. Com isso, a grade permanece indefinida, mas, em se tratando do SBT, isso não chega a ser exatamente extraordinário.
Na Record, continua tudo show
Rodrigo Faro e Geraldo Luis
Para cativar a plateia, Faro e Geraldo seguem apelando para a emoção
A Record até ensaiou mas, dentre as grandes emissoras, é a que deve fazer menos alterações em seu domingo. Por duas vezes, Geraldo Luís – a grande pedra no sapato de Globo e SBT – quase esteve fora. Na primeira, como uma represália por ter reclamado, ao vivo, da edição de uma matéria do “Domingo Show”, no dia da cobertura da votação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Luiz Bacci assumiu o programa por algumas semanas, mas, com medo de perder Geraldo para a concorrência, a Record tratou de reconduzi-lo ao seu posto.
Aparada essa aresta com Geraldo Luís, a emissora tratou logo de assegurar o seu passe. Mas, uma vez renovado o contrato, iniciou-se outra novela, que deveria ter se restringido às salas de reuniões, mas acabou exposta por vários jornalistas. A Record fazia questão de seu nome para comandar um único programa nas noites de segunda a sexta, por julgar que ele era o único capaz de enfrentar e vencer Carlos Massa, o Ratinho. Se essa ideia tivesse vingado, o plano era promover o retorno de Gugu ao domingo. Mas Geraldo fechou questão e recusou a proposta. Após várias rodadas de negociações, ele conseguiu se impor. Agora, apresentador e Record encerram o ano em clima de lua de mel. Mas, até quando?
Rodrigo Faro, por sua vez, segue intocável. Não é a toa: venceu Eliana na esmagadora maioria dos confrontos diretos. Se isso não bastasse, ainda incomodou a Globo em algumas ocasiões. Mesmo diante da final da Dança dos Famosos, em 11 de dezembro, Faro se agigantou, ainda que para isso, tenha subestimado a memória de seu público e se envolvido em uma polêmica ao promover um primeiro encontro  – que, na verdade, já tinha acontecido – entre Leonardo e um fã mirim. A única novidade sobre esse dia pode vir de Xuxa: segundo a rádio-corredor da emissora quer um espaço no horário nobre, sucedendo ao “Domingo Espetacular”. Mas o destino da eterna Rainha dos Baixinhos é assunto para outro texto.
A RedeTV! pegou o banquinho…
18raulgil_575
Dispensado por Silvio Santos, Raul Gil vai para os domingos, na RedeTV!
Beneficiada pela decisão de Silvio Santos, a RedeTV! deve ser o próximo destino de Raul Gil. Por opção própria, no entanto, o animador deve deixar o dia que o consagrou e migrar para o domingo.  O “Programa Raul Gil” terá cinco horas de duração, entre 15h e 20h, antecedendo ao “Encrenca”. Com isso, o “Sensacional”, de Daniela Albuquerque, deve ser remanejado.
Para se armar contra a forte concorrência – o combo filme / futebol / Faustão na Globo, Eliana no SBT e Faro na Record – Raul Gil pretende apostar numa mistura de seus quadros clássicos (banquinho, chapéu e competições de calouros), com outros formatos planejados especialmente para este dia. Mas, se ele vai conseguir tirar público de outras emissoras, é impossível prever: somente após a estreia será possível avaliar se a troca será um negócio vantajoso.
E, na Band, quando o pânico bater, vá de “MasterChef”
Ana Paula Padrão comanda o MasterChef Brasil
Versão infantil da competição comandada por Ana Paula Padrão volta ao ar, em reprise
A Band, por fim, deve seguir sem grandes novidades, a exceção do “Pânico na Band”, que promete uma das mais profundas reformulações de sua história. Como primeiro passo, foi anunciada a saída do diretor Alan Rapp. Marcelo Nascimento, ex- “Superpop” e “Muito +” fica com a vaga: busca-se alguém com ideias novas. Enfrentando uma crise, a emissora – a exemplo do que já havia feito com o Brasileirão – abriu mão dos direitos do Campeonato Paulista em 2017.
A única novidade para as primeiras semanas não é exatamente inédita. Depois de produzir duas versões do reality comandado por Ana Paula Padrão neste ano – para amadores e profissionais -, a emissora dos Saad vai apostar na reexibição de uma terceira vertente, a competição para cozinheiros mirins. Apresentado originalmente em 2015,  o “MasterChef Júnior” conta com nove episódios e volta à grade da Band em 1º de janeiro, domingo, às 17h30. Já dizia o ditado: “Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário