9 de outubro de 2016

Resumo de 'A Terra Prometida', 10 a 14 de outubro

 Josué (Sidney Sampaio) recebe as instruções de Deus para invadir Jericó e comunica a todos, na novela 'A Terra Prometida'
Capítulo 69 - segunda-feira
Darda (Ana Barroso) diz não ter mais nada a ser feito por Adara (Yacana Martins), e a responsável pela tenda hospital comunica que ela corre risco de morte. Boã (Tatsu Carvalho) magoa-se com a notícia de Sama (Andrea Avancini) e pede um tempo. Afirmando não conseguir agir contra seu filho, Tibar (Leonardo Franco) promete ajudar Sandor (Pedro Henrique Moutinho) e Raabe (Miriam Freeland) saírem escondidos da cidade. Ao chegar em sua tenda, Livana (Letícia Medina) conta a Laila (Valéria Alencar) que está grávida. Elidade (Guilherme Leme Garcia) ouve e ordena que a filha revele o nome do pai do bebê, mas todos são surpreendidos por Rune (Douglas Sampaio), que assume a paternidade da criança. Aruna (Thais Melchior) vê Adara morrer em seus braços. Rune diz que precisa se casar com a moça rapidamente. Para sua fuga, Nobá (Frederico Volkman) pensa em guardar os Lagartos em caixas para tirá-los da cidade. Raabe afirma que não vai sair de Jericó, deixando Sandor contrariado. Kalu (Fabrício Assis) e os Lagartos saem da cidade escondidos nos cestos. Sabendo que os hebreus estão perto de chegar, Nobá adia a foga com os amigos e se emociona ao ver os Lagartos indo embora nos recipientes. Boã desabafa com Setur (Caetano O'Maihlan), que o aconselha a perdoar Sama. Aruna lamenta a morte de Adara com Ioná (Day Mesquita). Marek (Igor Rickli) é aconselhado por Kalesi (Juliana Silveira) a solicitar ajuda militar ao rei Durgal (Roberto Frota). Ioná dá consolo a Aruna e diz que ela irá achar sua verdadeira mãe. Gibar (Rodrigo Phavanello) tenta beijar Acsa (Marisol Ribeiro) a força, mas ela é defendida por Otniel (Leonardo Miggiorin). Raabe se alegra ao encontra Nobá e pede que ele se esconda em casa. Tibar planeja com Kadmo (Marcos Reis) uma forma de salvar Raabe e Sandor. Aruna fala para Ioná que Josué (Sidney Sampaio) não tem confiança nela. Calebe (Milhem Cortaz) sugere que Josué esqueça a moça. Otniel e Eleazar (Bernardo Velasco) conversam sobre o medo das crianças com proximidade da guerra. A chegada de Nobá deixa Orias (Walter Breda) e Milah (Elizângela) felizes. No esconderijo, Tibar planeja separar Raabe de seu filho. Sandor é levado por Kadmo para sua casa e Raabe fica surpresa ao notar que o homem enganou o filho. Kadmo não leva Sandor para casa, e o entrega aos oficiais. As joias dadas à Adara vão para as mãos de Léia (Beth Goulart) e Samara (Paloma Bernardi). Em conversa com Calebe, Josué conta que fará o reconhecimento das muralhas sozinho. Boã volta e deixa Sama perplexa. Sandor é levado até a rainha. Enquanto observa as muralhas ao longe, Josué fica emociona com a chegada de um anjo de Deus.

Capítulo 70 - terça-feira
O anjo diz para Josué, emocionado, ficar descalço para pisar na Terra Santa e desaparece. Deus fala com Josué e lhe orienta para invadir Jericó. Kalesi promete dar profundo sofrimento a Sandor. Pedindo para Sama não mentir novamente, Boã diz que precisa contar algo sobre Ruth (Louise Marrie). Kadmo é ordenado por Kalesi para bucar Tibar. Levam Sandor à masmorra. Enganando Tibar sobre onde Kalesi está, Kadmo fala que o filho precisa vê-lo imediatamente. Josué conta sobre as instruções recebidas de Deus para conseguir superar as Muralhas de Jericó. Temendo que descubram que Livana engravidou antes do casamento, Elidade marca o casamento da filha com Rune para o dia seguinte. Deixando Sama espantada, Boã indaga se Ruth quer ser sua segunda esposa e ela rapidamente aceita. Josué comunica que Deus mandou o exército de Israel se instalar na cidade de Jericó sete vezes em sete dias e que, durante as rondas dos guerreiros, os levitas devem tocar trombetas. Josué afirma que as Muralhas irão ruir na sétima volta do sétimo dia, enquanto o povo e as trombetas estiverem clamando, e diz para Calebe divulgar a novidade. A sós, Livana se diz grata à ajuda de Rune, mas afirma não sentir amor por ele. Josué informa aos guerreiros hebreus que a invasão à Jericó terá início pelo amanhecer. Duvidando de Josué, que recebe o apoio do povo, Acã (Kadu Moliterno) disfarça e diz aos filhos que necessita sair do local.

Capítulo 71 - quarta-feira
Elidade conta que o casamento de Livana acontecerá após a vitória de Jericó. Pedindo mais ouro a Tibar no palácio, Acã conta sobre o ataque à cidade planejado por Josué. O rei é avisado pelo traidor que Jericó será cercada pelos hebreus. Marek, que afirma ser impossível passar pelas Muralhas, é alertado por Tibar sobre o abastecimento de alimentos ser prejudicado pela impossibilidade dos mercadores não poderem ir a Jericó. O rei afirma ser necessário pedir ajuda militar a Durgal (Roberto Frota). Kadmo diz a Tibar, em segredo, que a rainha o está esperando. Arauto é ordenado pelo rei a ir comunicar Durgal no reino de Ai. Tibar fica perplexo ao saber que a rainha capturou Sandor. Kalesi diz ao comandante que ele precisa lhe entregar o coração de Raabe para salvar a vida de seu filho. Arauto passa a Durgal o recado dado por Marek e ele ri do comunicado. Salmon (Rafael Sardão) lembra de Raabe, pronuncia seu nome e é ouvido por Jéssica, que chega no local. Durgal se recusa a ajudar Marek e ameaça Arauto de morte. Se explicando, Salmon fala para Jéssica sobre ter sido ajudado por Raabe na missão dos espias. Depois de resolver não matar Arauto, Durgal o coloca como seu mensageiro particular. Tibar afirma que Raabe precisa ser morta para ele e o filho continuarem vivos. Mesmo com a súplica de Sandor para que Raabe não seja morta, Tibar se mostra decidido a executar o que lhe foi ordenado. Josué é procurado por Aruna, que implora para que ele volte a confiar nela.
Capítulo 72 - quinta-feira
Josué aceita o pedido da moça e lhe dá uma nova chance. Aruna deixa o local e é vista por Samara, que entra na tenda do líder hebreu após pegar uma pedrinha no chão. Sama promete se empenhar para deixar Boã feliz. Mentindo, Samara diz ter sido presenteada com pedrinha pelo pai e deseja dá-la para Josué como um amuleto, mas ele recusa a peça e a vilã se irrita. Aruna diz ter um segredo e que não pode contá-lo a Ioná. Sem coragem de matar Raabe, Tibar encontra uma forma de salvá-la. Samara é aconselhada por Léia a chamar a atenção de Josué dando ajuda aos hebreus durante a guerra de alguma forma. Junto dos filhos, Acã traça metas ambiciosas para depois da conquista de Jericó. Liora (Leticia Tomazela) é convidada para jantar com Tibar, que se finge interessado e a leva para o quarto. Tibar executa Liora usando um punhal. Léia conversa com Quemuel (Raymundo de Souza) sobre o sonho de encontrar Tobias (Raphael Viana) novamente. O Monstro Hebreu afirma, na masmorra, não acreditar na chegada de seu povo. Nobá é impedido de sair de casa por Orias e Milah. Tibar mente para Kalesi ao lhe entregar o coração de Liora afirmando ser de Raabe. Apesar de perdoado, Sandor ouve da rainha que ficará preso na masmorra. Enquanto Lila (Myrella Victória) cuida de Salmon, Jéssica chega. Kadmo se desculpa com Tibar. Tirda (Priscila Uba) tranquiliza Gael (Miguel Costa), preocupado com a proximidade da guerra. Farduk (Castrinho) encontra Liora morta e se apavora. Jéssica pede perdão à Salmon. Kalesi entrega o coração que supostamente é de Raabe a Sandor, e ele fica desesperado ao pensar que a amada está morta. Josué recebe ajuda de Elói (Claudio Gabriel) para colocar sua armadura. Eleazar e Finéias (Rafael Queiroz) dão início ao carregamento a Arca da Aliança. Josué é procurado por Aruna, mas ele se recusa a conversar afirmando não ser a hora certa. Tibar afirma ter assassinado Liora no lugar de Raabe, a prostituta ouve e fica desesperada. Acã diz não acreditar que Josué é capaz e honesto. O acampamento é deixado pelo exército de Israel, que segue em direção à Jericó.
Capítulo 73 - sexta-feira
O exército hebreu é avistado pelos soldados cananeus. Tibar vai até a saída da cidade com Raabe, que está disfarçada. Os portões são abertos pelos oficiais a mando do comandante. Jericó é rodeada pelo exército de Israel. Enquanto tenta sair da cidade, Tibar recebe o aviso de que os hebreus estão se aproximando. Ruth conta sobre o convite feito por Boã a Inês (Brendha Haddad). Tibar garante que as Muralhas não serão ultrapassadas pelos hebreus. Raabe é presa mais uma vez no esconderijo dos Lagartos por Tibar. Marek e Kalesi recebem aviso dizendo que os hebreus se aproximam. Na sala do trono, Tibar avisa que a ronda dos hebreus prejudicará o abastecimento de mercadorias e alimentos. O rei manda que toda comida e água potável da cidade seja confiscada depois de afirmar que a ronda dos hebreus irá prejudicar o abastecimento. Toda a comida e água do povo é roubada por Kadmo e oficiais cananeus. Enquanto Marek acredita que será ajudado por Durgal, Tibar lembra que Arauto está demorando a voltar do destino. O rei de Ai é avisado por Yussuf (Iran Malfitano) sobre uma possível batalha com Jericó. Livana recebe conselhos de Jéssica para se casar com Rune. Nobá quer sair de casa à procura de Raabe, mas Orias o impede. Raabe suplica a Tibar para ser solta, mas ele não não a deixa sair. Durgal comunica que não irá ajudar Jericó. Arauto é feito de palhaço pelo rei, que se diverte. Os hebreus são observados por Tibar no sétimo dia do cerco à Jericó. As flechas lançadas pelos cananeus não atingem os hebreus devido a distância. Josué diz a Calebe que a hora da invasão se aproxima. Tibar grita, na parte superior das muralhas, contra o exército de Israel. As pessoas de Jericó clamam, desesperadas, por água e comida. Tibar chega e surpreende Marek e Kalesi, que assistem a luta de Tobias com Zuma (Iran Gomes). Tibar fala sobre o sofrimento do povo, sem comida e água, e o rei decreta que seja morta qualquer pessoa que demonstrar revolta. Josué, perto de invadir a cidade, vê o Soldado Mascarado. Na tentativa de tranquilizar os reis, Merodaque (Marcos Winter) afirma que eles serão protegidos pelos deuses de Jericó. Milah deixa Nobá ir atrás da irmã. Raabe é liberta após o irmão conseguir ferir o homem que a vigiava. Os filhos de Milah entram em casa e a mulher fica emocionada. A última ronda em Jericó segue sendo feito pelo exército hebreU

Nenhum comentário:

Postar um comentário