19 de fevereiro de 2012

O DESFILE COMEÇA AS 21 H

postado 19 02 12


  • Juliana Paes e Monique Alfradique desfilam por escolas do grupo de acesso no Rio (18/02/2012)
    Juliana Paes e Monique Alfradique desfilam por escolas do grupo de acesso no Rio (18/02/2012)
Com o Sambódromo reformado e com o traço original projetado por Niemeyer, treze escolas de samba do Grupo Especial do Rio vão desfilar a partir desde domingo (19). Cerca de 70 mil espectadores vão poder apreciar o "maior espetáculo da Terra" com um sistema de iluminação melhor e, segundo especialistas, a disposição simétrica das novas arquibancadas favorecerá a acústica do local e os sambas apresentados.
Além das novidades na Marques de Sapucaí, novas regras para o julgamento do campeonato valerão a partir deste ano. O número de jurados foi reduzido, e agora 40 fazem parte do júri que irá avaliar o desempenho de cada agremiação na avenida. A menor nota será descartada, e o júri poderá conceder nota 10,1 à escola que tiver apresentado o melhor desempenho em cada quesito. Em 2012, duas escolas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso, já que, em 2011, por conta de um incêndio que atingiu a Cidade do Samba pouco antes do Carnaval e comprometeu o desfile de três escolas, não houve rebaixamento.
Os enredos apresentados em 2012 trazem histórias de superação, tributo a pintores e musicais, além de homenagens a Estados brasileiros, cidades do exterior e até outros países. O Nordeste será bem lembrado em pelo menos 5 desfiles: no da Beija-Flor (sobre o Maranhão), no da Portela (sobre a Bahia), no da Imperatriz (sobre Jorge Amado), no da Unidos da Tijuca (sobre Luiz Gonzaga) e no do Salgueiro (sobre o cordel e cultura nordestina). Veja a seguir detalhes de cada escola, pela ordem em que se apresentarão na avenida:

ESCOLAS QUE DESFILAM NO DOMINGO DE CARNAVAL

21h- Renascer de JacarepaguáEstreante do Grupo Especial, a Renascer fará um tributo à obra do artista plástico Romero Britto, e retratará na avenida passagens da vida do artista, desde a infância pobre em Pernambuco.
22h05 – PortelaFora da disputa em 2011, após um incêndio, a Portela quer dar a volta por cima com um enredo sobre a Bahia e apresenta um dos melhores sambas do ano. Terá Daniela Mercury pela primeira vez na avenida e Vanessa da Mata representando Clara Nunes.
23h10 – Imperatriz LeopoldinenseAs obras e as musas do escritor baiano Jorge Amado serão representadas no desfile da Imperatriz deste ano. Uma coroa conduzida por Iemanjá promete ser a sensação, no abre-alas da escola. A eterna musa Luiza Brunet brilhará à frente da bateria.
0h15 - Mocidade Independente de Padre MiguelAs alegorias da Mocidade retratarão obras do pintor Cândido Portinari, com trabalhadores e retirantes do interior do Brasil. A comissão de frente fará esboços das pinturas, e os ritmistas estarão vestidos como pincéis, com toda a palheta de cores. Elza Soares é um dos destaques.
1h20 – Porto da PedraPatrocinada por uma indústria de laticínios, a Porto da Pedra mostrará a história da produção do iogurte na avenida e promete experiências sensoriais para quem assiste ao desfile no Sambódromo. Ellen Rocche desfila como rainha de bateria. De rosa, Geisy Arruda também será destaque.
2h25 – Beija-Flor de NilópolisAtual campeã do Carnaval carioca, a Beija-Flor apresentará uma grande homenagem ao Maranhão. Com a morte recente do maranhense Joãosinho Trinta, a escola deixará, para o último carro, um tributo ao carnavalesco que foi um de seus maiores colaboradores, com a reedição do Cristo Mendigo, que desfilou coberto em 1989. Claudia Raia e Alcione estarão na avenida.
3h30 – Vila IsabelCom um enredo sobre Angola, a Vila retoma a origem africana que já lhe deu o primeiro título de sua história, em 1988 (Kizomba). Elementos como o semba e o kuduro serão retratados na avenida, e a rainha de bateria Sabrina Sato tem treinado a dança africana para sua apresentação à frente dos ritmistas da escola.

ESCOLAS QUE DESFILAM NA SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL

21h – São ClementeÚltimo lugar do campeonato de 2011, a escola não foi rebaixada por conta do incêndio que atingiu a Cidade do Samba. Em 2012, levará para a avenida uma homenagem aos grandes musicais, americanos e brasileiros, como “Hair” e “Sassaricando”. Terá Totia Meirelles e Bibi Ferreira como destaques.
22h05 – União da Ilha do GovernadorTambém atingida pelo fogo em 2011, a União da Ilha fará uma homenagem a Londres, que em 2012 sediará os Jogos Olímpicos. Pela avenida, desfilarão elementos da cultura inglesa, de Shakespeare aos Rolling Stones. Terá o casal Deborah Secco e Roger no desfile, com camisetas da diretoria.
23h10 – SalgueiroEm desfile sobre a literatura de cordel e a cultura nordestina, o Salgueiro colocará na avenida repentistas e jagunços, além de alegorias sobre Padre Cícero e Antônio Conselheiro. A rainha de bateria Viviane Araújo e a nova musa da escola, que é tamanho plus-size, prometem dividir as atenções na avenida.
0h15 – MangueiraMantendo o foco na raiz do samba, a Estação Primeira fará uma reverência ao tradicional bloco carnavalesco Cacique de Ramos, que completou 50 anos em 2011. A nata do samba carioca deve estar presente: Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Alcione, Arlindo Cruz e Almir Guineto. A ex-morena do Tchan Scheila Carvalho vem como musa da escola.
1h20 – Unidos da TijucaPela primeira vez, a Unidos da Tijuca apresentará um enredo biográfico, sobre a vida e a obra do rei do baião, Luiz Gonzaga, que em 2012 completaria 100 anos. A bateria fará referência a Lampião e Maria Bonita e obras do Mestre Vitalino serão representadas como esculturas vivas, por componentes “feitos de barro”. Gracyanne Barbosa vai desfilar à frente da bateria.
2h25 – Grande RioÚltima escola a desfilar, a Grande Rio quer dar uma aula de autoajuda na avenida. Seu enredo, sobre superação, foi idealizado logo após o incêndio que destruiu completamente o desfile de 2011. Atletas paraolímpicos e o maestro João Carlos Martins desfilarão em alas sobre o renascimento através do esporte e da música. O presidente Lula e Neguinho da Beija-Flor, exemplos da luta contra o câncer, serão lembrados no último setor. Muitos atores globais são esperados no desfile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário