24 de março de 2011

Vida pessoal de Elizabeth Taylor ficou marcada por seus casamentos

A atriz Elizabeth Taylor marcou um período da história do cinema, mas também se tornou uma presença na mídia devido à sua vida pessoal.
Taylor nasceu em Hampstead, subúrbio londrino, no dia 27 de fevereiro de 1932, filha de um casal de norte-americanos. Seus pais resolveram voltar aos Estados Unidos quando ela tinha sete anos, temerosos da situação de guerra na qual a Europa entrava em 1939. Instalam-se em Los Angeles.
Ela começou a carreira ainda criança, quando um amigo de seus pais sugeriu que a pequena e bela Elizabeth fizesse um teste para cinema. Seu primeiro filme é "There's One Born Every Minute", de 1942. Ela tinha apenas nove anos.
No ano seguinte, foi a protagonista de "Lassie - A Força do Coração". O filme rendeu a sequência "A Coragem de Lassie" em 1946.
O seu grande sucesso na infância foi "A Mocidade É Assim Mesmo" (1944), contracenando com Mickey Rooney, dos estúdios MGM. Após o trabalho, ela se tornou a principal estrela infantil do estúdio.
A produção britânica "Traidor" (1949) traz sua primeira performance em um papel adulto.

Elizabeth Taylor no papel de Cleópatra em versão para o cinema em 1963
Elizabeth Taylor no papel de Cleópatra em versão para o cinema em 1963

A atriz se casou pela primeira vez em 1950, aos 18 anos, com o playboy Nicky Hilton. O matrimônio durou 203 dias e terminou com agressões físicas e verbais, depois de uma lua de mel de três meses na Europa.
Dois anos depois, Taylor casou com o ídolo britânico Michael Wilding, 19 anos mais velho. Eles tiveram dois filhos, Michael Jr. e Christopher.
Em 1954, Taylor, já uma estrela, trabalhou nos filmes "Rhapsody" (1954), "Beau Brummell" (1954), "A Última Vez que Vi Paris" (1954) e "Elephant Walk" (1954).
Em seguida, ela contracenou com James Dean no filme "Assim Caminha a Humanidade" (1956). Dean morreu em um acidente de carro em 1955, antes da estreia do filme.
Apesar de a atriz ter afirmado que Wilding representou estabilidade para sua vida, ela pediu o divórcio em 1956.
Poucos dias depois da separação, o produtor Michael Todd, 49, a propôs em casamento e se tornou seu terceiro marido. Ele foi o primeiro grande amor da estrela. O casal teve uma filha, Elizabeth Frances, em agosto de 1957, mas sete meses depois Todd morreu em um acidente de avião, no qual Taylor não embarcou devido a uma gripe.
Arrasada, Taylor foi acompanhada no funeral de Todd pelo melhor amigo do produtor, o cantor Eddie Fisher, cuja esposa Debbie Reynolds permaneceu na Califórnia para cuidar dos filhos da colega.
De viúva de luto a destruidora de lares, Taylor roubou Fisher de Reynolds em um relacionamento que escandalizou a América puritana. Eles casaram em 1959, mas a revolta do público quase matou a ascendente carreira de Elizabeth Taylor. Ela havia acabado de filmar o clássico "Gata em Teto de Zinco Quente" (1958), com Paul Newman.
Ela conseguiu superar os problemas e participou de "De Repente no Último Verão" em 1959 com Katharine Hepburn e Montgomery Clift.
No ano seguinte, ela recebeu o primeiro Oscar de melhor atriz pelo papel de garota de programa em "Disque Butterfield 8". A lenda diz que Taylor odiou o resultado do filme.
Em 1960, Taylor se torna a atriz mais bem paga da época ao assinar o contrato com a 20th Century Fox para interpretar Cleópatra no filme que seria lançado três anos mais tarde. Com o épico, ela foi a primeira atriz a receber o cachê de US$ 1 milhão por um filme.
O filme foi um fracasso retumbante, mas foi responsável por um romance que foi manchete em todo o mundo: Taylor e seu companheiro de cena, Burton, que era casado. Eles casaram em março de 1964 em Montreal. Na época filmavam "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", o retrato de um casamento abalado pela bebida e amargura.
Ela e Burton se divorciaram em 1974, mas casaram outra vez em 1975 para se separarem definitivamente em 1976. Enquanto ainda era casada com Burton, Taylor inicia um caso com o embaixador iraniano nos EUA, Ardeshir Zahedi.
Após o divórcio, ela se casou ainda com John Warner e Larry Fortensky, seu último marido, de quem se divorciou em 1996.
Taylor também ficou conhecida por sua amizade com o polêmico Michael Jackson e por seus trabalhos para ajudar infectados pelo vírus HIV. Em 2009, ela esteve no funeral do cantor.
Em 1980, a atriz foi internada para tratar dependência de álcool. Dois anos depois, estreia nos palcos da Broadway, no espetáculo "The Little Foxes".
A saúde da atriz era motivo de preocupação há algum tempo. Em 1997, ela retirou um tumor do cérebro. Em 2002, passou por um tratamento contra câncer de pele.
Ela foi diagnosticada em 2004 com Insuficiência Cardíaca Congestiva, uma patologia que impede o coração de bombear sangue oxigenado suficiente para suprir as necessidades dos demais órgãos do corpo, o que gera uma sensação de fadiga, dificuldade de respirar, aumento de peso, entre outros problemas.
Em 2009, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava uma cadeira de rodas há mais de cinco anos para lidar com sua dor crônica.
Em abril de 2010 o boato de que Taylor havia se casado pela nova vez, com Jason Winters, empresário de Janet Jackson, se espalhou por Hollywood.
Mais uma vez, a veterana de olhos violeta usou a rede social para negar o suposto matrimônio.
Em entrevista, quando tinha 72 anos, a atriz afirmou não temer a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário