31 de março de 2011

Prédio restaurado em SJB resgata memória da cidade


Prédio onde funcionou a antiga Cadeia Pública foi restaurado e vai abrigar parte da rica história do município
As obras de restauração do prédio que abrigou a antiga Cadeia Pública e Câmara dos Vereadores em São João da Barra (SJB) realizadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico Histórico Nacional (IPHAN) em parceria com a prefeitura já foram finalizadas e o espaço deve ser inaugurado nos próximos meses. O prédio, tombado pelo IPHAN desde 1967, é um marco imponente no Centro da cidade. Após reforma, o local vai abrigar um Centro de Informações turísticas e um memorial, com 25 esculturas de fibra plástica, em tamanho natural, que representarão integrantes da sociedade da época, desde escravos, a cobradores de impostos.
O subsecretário municipal de Cultura, Fernando Antonio Lobato, está animado com a finalização do projeto, que entra na parte de licitações e montagem com os equipamentos internos do prédio, como o mobiliário no estilo dos móveis da época. “Encontrei um documento do IPHAN, da década de 1960, determinando que o espaço virasse um museu e um centro de informações turísticas. Levamos a proposta para o Conselho Municipal de Cultura. Como não temos material suficiente para um museu, decidimos fazer essa espécie de memorial, com as esculturas que são inspiradas nas pinturas de Debret”, explica.
Este é o primeiro prédio da cidade restaurado respeitando sua construção original. Foram acrescentados apenas banheiros, inclusive com acesso facilitado a portadores de necessidades especiais, e um elevador, também para facilitar o acesso.
Patrimônio sanjoanense
O prédio possui dois andares: o térreo, onde vai funcionar o Centro de Informações Turísticas, com lousas digitais, onde os visitantes poderão se informar sobre os pontos turísticos e naturais do município e o andar superior, onde vai funcionar uma espécie de centro memorial, com uma exposição de documentos históricos, doados por Fernando Lobato.
“São coleções que reúno há anos. Temos um ofício de felicitação pelo nascimento do Príncipe do Grão-Pará, um título nobiliárquico brasileiro, pertencente a membros da família imperial do Brasil, criado durante o Primeiro Império. Temos algo sobre a construção da Câmara”, observa o subsecretário.
A recuperação do patrimônio arquitetônico é uma forma de se manter viva a raiz cultural sanjoanense. Outros prédios já foram recuperados: a antiga Estação Ferroviária, que atualmente é a Estação das Artes Derly Machado; o centenário Cine Teatro São João, que movimenta as artes cênicas, música, cinema e oficinas; e o antigo Grupo Escolar Alberto Torres, que se transformou no Palácio Cultural Carlos Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário