24 de março de 2011

Caça francês derruba avião militar líbio, diz ABC; França não confirma

Um caça francês derrubou um avião de guerra líbio que violou a zona de exclusão aérea sobre o país, disse a emissora norte-americana ABC News nesta quinta-feira (24), em seu site.
A ABC citou como fonte um oficial militar francês, e descreveu o avião supostamente derrubado como um "Galeb" monomotor.A informação ainda não foi confirmada.
Segundo a BBC, o ministério da Defesa francês disse que não vai confirmar a notícia da ABC "para evitar a declaração incorrecta dos acontecimentos que ainda não estão claros", e que todas as informações referentes às ações do país na Líbia serão reunidas em um boletim que será divulgado mais tarde.
A emissora disse que o ditador líbio Muammar Gaddafi "desafiou pela primeira vez hoje a zona de exclusão aérea imposta pelos EUA e seus aliados, e enviou um avião de guerra a Misrata, onde foi derrubado rapidamente por aviões de combate franceses".

Apesar da não confirmação do fato pelos franceses, um oficial americano disse à BBC que o avião abatido poderia ser um avião de treinamento militar e estaria pousando na hora do ataque. Outro soldado, do Exército francês, informou à Reuters que o avião foi derrubado no aeroporto de Misrata.
A coalizão militar ocidental liderada pelos Estados Unidos contra o líder líbio Muammar Gaddafi disparou 14 mísseis Tomahawk durante a noite, informaram as Forças Armadas norte-americanas.
Um porta-voz do Comando dos EUA na África disse que os países da coalizão também atiraram bombas em alvos na Líbia, onde Gaddafi permanece desafiando a campanha militar internacional que começou no fim de semana e vem se intensificando.


Foto 23.mar.2011 Quatro rebeldes são enterrados no cemitério de Hawari, em Benghazi, reduto dos opositores do ditador líbio Muammar Gaddafi

Nenhum comentário:

Postar um comentário