25 de junho de 2012

"ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES" LIDERA AUDIÊNCIA E DETONA RECORD


Fátima Bernardes: construção da imagem de mulher com problemas cotidianos
Se havia alguma dúvida de que Fátima Bernardes seria transformada numa espécie de Oprah Winfrey brasileira, ela foi dirimida na estreia de seu novo programa nesta segunda-feira (25). A jornalista parece ter chegado para cumprir uma lacuna não cumprida por Ana Maria Braga à frente do “Mais Você”, que não conseguiu tirar o pé da cozinha. Na nova atração, a apresentadora parece ter deixado de lado a figura da âncora para assumir a de mulher, mãe, trabalhadora. Prova disso é que, após a exibição de um vídeo relembrando a carreira da nova comandante, o “Encontro com Fátima Bernardes” viu o tempo de sua produção relacionado a eventos cotidianos. “6 meses, 19 dias, 13 horas. É menos que uma gravidez ou a construção de uma casa”, disse a jornalista, apelando para assuntos recorrentes à vida das donas-de-casa, seu público-alvo. “Uma das notícias que mais gostei de dar foi que eu seria mãe”, contou em outro momento.
Como era de se esperar, o programa contou com a participação de William Bonner, que elogiou o novo trabalho da esposa. Também por meio de um telão, Marcos Losekann entrou ao vivo de Londres para falar sobre adoção, o primeiro tema da atração. Lilia Teles entrou com uma reportagem sensível e bem produzida sobre o assunto. Mas, ainda assim, o esforço traduziu-se num debate moroso e pouco empolgante. É curioso que o “Encontro” ocupe uma faixa que antes atendia ao público infantil. O horário agora foca em gente grande, mas ser adulto não significa ser chato. Nesse ponto da atração especificamente, faltou a Fátima perceber que não faz apenas jornalismo. Faltou entretenimento.
A produção apelou ainda para mais temas pertinentes à rotina da tão falada classe C. A primeira viagem internacional foi o primeiro deles. Acompanhou-se a jornada de alguns personagens, que estiveram no palco para contar as dificuldades – e as delícias – de conhecer o exterior. Um detalhe: Fátima pode ter se tornado um nome tão importante na TV nacional que à primeira vista parece intimidar seus convidados. Há quase um clima solene entre a plateia, que demorou um pouco para relaxar. A conversa poderia ter fluído melhor não estivessem eles acanhados. Já a discussão sobre depilação masculina rendeu bons momentos, especialmente quando Tony Ramos deu um depoimento sobre o assunto.
Há algo de frouxo na proposta do “Encontro”. Embora conte com debates interessantes e tente mergulhar em temas cotidianos, ele não parece atender ao grande público em alguns momentos. O cenário, aliás, apesar de bonito e de proposta tecnológica inovadora, parece equivocado. Houve problemas pontuais de áudio, a ida para o break parece durar mais segundos do que o necessário e a volta dos comerciais ocorre sem aviso. Parece que ainda há algo a se adaptar no ao vivo. Mas estas falhas podem ser consideradas absolutamente pontuais. A participação de alguns dos comentaristas do palco não funcionou exatamente como deveria, mas certamente Lilia Teles merece mais espaço nas discussões. Mostrou-se segura e assertiva. Apesar da novidade, o formato do programa lembra o de algumas atrações que já passaram na TV brasileira. Dadas as devidas proporções, remete ao extinto “Silvia Poppovic”, que foi ao ar nos anos 90 na Band.
Descontados o nervosismo da estreia e os problemas técnicos – que certamente serão ajustados com o tempo – o “Encontro com Fátima Bernardes” será uma boa opção para as manhãs. Com mais doses de entretenimento e descontração, a jornalista deve conquistar uma fatia importante do público para a Globo. Afinal, Oprah Winfrey não se tornou a mulher mais poderosa dos Estados Unidos promovendo debates sisudos.
No quesito audiência, a estreia rendeu a liderança com folga para a Globo. Segundo dados prévios do Ibope, o “Encontro” registrou média de 10 pontos com picos de 12. Com foco nas crianças, o SBT conquistou a segunda colocação, com 7,3 pontos. Já a Record, que armou-se com a presença de Britto Jr. e Ana Hickmann no “Hoje em Dia”, ficou em terceiro lugar, com 5,6 pontos. Antecessora de Fátima na faixa, a “TV Globinho” marcava médias em torno dos 6 pontos.
Veja algumas das imagens da estreia do “Encontro com Fátima Bernardes”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário