3 de maio de 2011

Sites vendem produtos, mas não entregam ao consumidor, alerta Procon-SP

postado 03-05-11 ás 14:11

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Apesar da internet ser um facilitador para as compras, os consumidores virtuais precisam ficar atentos aos sites onde fazem suas aquisições. De acordo com a Fundação Procon-SP, algumas empresas de e-commerce estão vendendo produtos on-line, mas não entregam os itens adquiridos pelo consumidor.
A partir de reclamações de pessoas que passaram por essa situação, o órgão constatou que alguns fornecedores, além de não entregarem os produtos, também não são encontrados em seus endereços oficiais.
As notificações para solução dos problemas que o Procon-SP encaminhou para essas empresas têm retornado com informações dos Correios como "Mudou-se" e "Endereço inexistente".
Cuidado: sites continuam vendendo produtos!A entidade encaminhou denúncia ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania), com a relação das empresas, para que seja avaliada pelo órgão policial a adoção de medidas no seu âmbito de atuação.
Porém, vale destacar que dentre os sites denunciados alguns permanecem ativos, oferecendo produtos. Veja na tabela abaixo a lista desses portais:

Sites denunciados pela Fundação Procon-SP
e que permanecem no ar 
Site Razão Social / Responsável pelo domínio 
www.mfriends.com.brMfriends International Com. Prod. Eletr. Ltda
www.wbronkowski.comFernanda Mattos´ Avila
www.skinzilla.com.brFabiano dos Santos
www.bininhobaby.com.brMarco Aurélio de Lima Rosa
www.seuchina.comMarcos Silvério
www.newtenis.com.brFabiana Rúbio Antonio
www.brasilbay.com.brPedro Luiz Collyer
www.7livraria.com.brKuhn 7 Missaiedo Ltda Me
www.eletropenhaonline.com.brL N Eletro Penha Eletrônicos Ltda

Conheça atitudes para se protegerAssim, usufruir das facilidades oferecidas pela web exige alguns cuidados para evitar fraudes, golpes e uso indevido dos dados pessoais. Pensando nisso, a Fundação Procon-SP separou algumas dicas importantes:
  • Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado.
  • Não confie em sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança.
  • Consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações.
  • Verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução e as garantias.
  • Antes de fechar a compra, faça pesquisa no site do Procon (www.procon.sp.gov.br), para conferir se a empresa tem registro de reclamações.
  • Também veja os dados da empresa – como razão social, endereço e CNPJ – no site registro.br.
  • Se o domínio for ".com" ou ".net", cheque onde o site está hospedado através dos portais: whois.domaintools.com, who.is e whois.com. E fique atento aos sites que estiverem hospedados fora do Brasil.
  • Exija sempre a nota fiscal da compra.
  • E, ainda, guarde todos os dados da compra: nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido

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