Apesar da internet ser um facilitador para as compras, os consumidores virtuais precisam ficar atentos aos sites onde fazem suas aquisições. De acordo com a Fundação Procon-SP, algumas empresas de e-commerce estão vendendo produtos on-line, mas não entregam os itens adquiridos pelo consumidor.
A partir de reclamações de pessoas que passaram por essa situação, o órgão constatou que alguns fornecedores, além de não entregarem os produtos, também não são encontrados em seus endereços oficiais.
As notificações para solução dos problemas que o Procon-SP encaminhou para essas empresas têm retornado com informações dos Correios como "Mudou-se" e "Endereço inexistente".
Cuidado: sites continuam vendendo produtos!A entidade encaminhou denúncia ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania), com a relação das empresas, para que seja avaliada pelo órgão policial a adoção de medidas no seu âmbito de atuação.
Porém, vale destacar que dentre os sites denunciados alguns permanecem ativos, oferecendo produtos. Veja na tabela abaixo a lista desses portais:
Sites denunciados pela Fundação Procon-SP e que permanecem no ar | |
---|---|
Site | Razão Social / Responsável pelo domínio |
www.mfriends.com.br | Mfriends International Com. Prod. Eletr. Ltda |
www.wbronkowski.com | Fernanda Mattos´ Avila |
www.skinzilla.com.br | Fabiano dos Santos |
www.bininhobaby.com.br | Marco Aurélio de Lima Rosa |
www.seuchina.com | Marcos Silvério |
www.newtenis.com.br | Fabiana Rúbio Antonio |
www.brasilbay.com.br | Pedro Luiz Collyer |
www.7livraria.com.br | Kuhn 7 Missaiedo Ltda Me |
www.eletropenhaonline.com.br | L N Eletro Penha Eletrônicos Ltda |
Fonte: Fundação Procon-SP |
Conheça atitudes para se protegerAssim, usufruir das facilidades oferecidas pela web exige alguns cuidados para evitar fraudes, golpes e uso indevido dos dados pessoais. Pensando nisso, a Fundação Procon-SP separou algumas dicas importantes:
- Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado.
- Não confie em sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança.
- Consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações.
- Verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução e as garantias.
- Antes de fechar a compra, faça pesquisa no site do Procon (www.procon.sp.gov.br), para conferir se a empresa tem registro de reclamações.
- Também veja os dados da empresa – como razão social, endereço e CNPJ – no site registro.br.
- Se o domínio for ".com" ou ".net", cheque onde o site está hospedado através dos portais: whois.domaintools.com, who.is e whois.com. E fique atento aos sites que estiverem hospedados fora do Brasil.
- Exija sempre a nota fiscal da compra.
- E, ainda, guarde todos os dados da compra: nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido
Nenhum comentário:
Postar um comentário