26 de maio de 2011

>Dicas Para Evitar a Gripe

postado 26-05-11 ás 11:47

 
 O inverno é o período em que ficamos bastante tempo em ambientes fechados, o que aumenta a possibilidade de transmissão e contágio de diversas doenças infecciosas, principalmente a gripe. Mas não é difícil assim combater esta ameaça, segue as dicas de auto-cuidado:
Lavar as mãos com água e sabão, esfregue as palmas das mãos, lave bem o espaço entre os dedos e o pulso toda vez que manipular alimentos, mexer em animais, se alimentar, cuidar da higiene do bebê, for ao banheiro, cuidar de uma pessoa doente, tiver contato com maçanetas e portas, torneiras e descargas.
Ter sempre lenços: sempre que tossir ou espirrar, use lenços, de preferência os descartáveis, para não transmitir o vírus da gripe para outras pessoas que estão ao seu redor. Depois que usá-los jogue-os imediatamente ao lixo.
Evite contato com algumas áreas: não esfregue as mãos nos olhos, boca e nariz, em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Evite tocar os olhos, nariz e boca, no hospital ou mêtro. Não compartilhar objetos pessoais: evite beber no mesmo copo ou usar os mesmos talheres de outra pessoa. As secreções nasais e oculares são altamente transmissíveis, por isso não se deve compartilhar utensílios, de maquiagem ou escovas de dentes, por exemplo.
Pratique exercícios: exercícios físicos são muito importantes para a prevenção, porque aumentam a resistência. Então procure caminhar regularmente, ande mais a pé, troque o elevador pela escada, e pratique algum esporte, nem que seja peteca.
Você sabia? O vírus da gripe pode infectar outra pessoa que está até 1,5 m de distância. A higiene adequada evita em 80% o contágio. O sobrevive 24 horas na superfície de objetos e alimentos. Em toalhas felpudas, o vírus pode sobreviver até 12 horas. Existem lenços descartáveis especializados em matar vírus da gripe. O papel de todos é seguirmos todas estas orientações, para a prevenção do contágio. O autocuidado é bom para você e ótimo para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário