4 de maio de 2011

Prevenção é a principal medida para evitar a Conjuntivite

postado 04-05-11 ás 11:17

No outono, período em que as temperaturas e a umidade do ar caem causando um aumento da poeira, é preciso ter cuidados mais acentuados com a conjuntivite, principalmente com a do tipo alérgica.

 A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. O branco do olho (esclera) é coberto por uma película fina chamada conjuntiva, que produz muco para cobrir e lubrificar o olho. Normalmente, possui pequenos vasos sangüíneos em seu interior, que podem ser vistos através de uma observação mais rigorosa. Quando a conjuntiva se irrita ou inflama, os vasos sangüíneos que a abastecem alargam-se e tornam-se muito mais proeminentes, causando então a vermelhidão do olho. Em geral, acomete os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas
Prevenção é a principal medida para evitar a Conjuntivite

Medidas de prevenção e controle

Medidas de higiene pessoal em centros de assistência, bem como o tratamento adequado dos casos constituem as principais medidas de prevenção. Em relação à população, recomenda-se:
  • procurar assistência médica na ocorrência de sinais e sintomas de conjuntivite, evitando a automedicação.
  • aspectos de higiene pessoal, principalmente quanto à lavagem de mãos freqüente e uso e descarte de lenços descartáveis.
  • uso individual de toalhas, maquiagem para os olhos, soluções oftálmicas e outros medicamentos de uso ocular.
  • troca diária de fronhas.
  • evitar freqüentar locais aglomerados quando da ocorrência de sinais e sintomas de conjuntivite: creches, escolas e local de trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário