16 de outubro de 2017

'A Força do Querer': Joyce se despede de Ivana antes de mastectomia

Joyce (Maria Fernanda Cândido) Eugênio (Dan Stulbach) acompanham Ivan (Carol Duarte) ao hospital para a cirurgia de retirada dos seios, na novela 'A Força do Querer'
Como perdeu o bebê em decorrência da agressão que sofreu por transfobia, Ivan (Carol Duarte) vai retomar seu processo de transição na última semana da novela "A Força do Querer". O rapaz marca a data da cirurgia de retirada dos seios e afirma para os pais que vai pagar pelo procedimento com seu próprio dinheiro. Joyce (Maria Fernanda Cândido), que finalmente deixou de contestar a identidade de gênero do filho, faz uma espécie de ritual de despedida da Ivana, e depois dá todo seu apoio a ele na operação.

Ivan avisa que vai tirar os seios sem precisar do dinheiro dos pais

 tudo acontece a partir do capítulo de terça (17), em que Ivan conta ao pai que vai fazer a mastectomia com o mesmo médico que operou Te (Tarso Brant). "Ele vai aceitar o jeito como eu posso pagar! A ação já está andando também, conseguindo trocar meus documentos vou conseguir emprego melhor", acrescenta, lembrando que os pais se negaram a ajudá-lo financeiramente a fazer a operação.

Ivan explica mais uma vez ao pai a necessidade da cirurgia

Ainda reticente, Eugênio (Dan Stulbach) pede que o filho espere mais um pouco, mas ele argumenta: "Você não percebe que eu me encontrei? Não tem mais depressão, não tem mais angústia. Agora eu sei quem eu sou! Sei e ainda tenho que carregar um pedaço de corpo que nega a minha identidade, que eu tenho de esconder, de camuflar, de continuar socando todo dia pra ver se desaparece". Na tentativa de fazê-lo ter mais empatia, ele pede que o pai se imagine com seios e o advogado não consegue. "Nem eu. Mas eu carrego e não aguento mais", finaliza.

Eugênio diz a Joyce: 'A transformação dela é definitiva'

Convencido, Eugênio vai pedir que Joyce apoie a decisão de Ivan: "Não temos saída! A transformação dela é definitiva. Essa cirurgia vai acontecer com ou sem a nossa aprovação, é melhor que aconteça com a gente do lado! Vamos deixar que ele seja feliz com o projeto de felicidade dele". No capítulo seguinte, (do dia 18), Joyce então se isola em seu quarto para se despedir da Ivana. Como que em um ritual, ela pega todos os álbuns de fotos e outras recordações da filha, junta e guarda muito bem guardado, numa atitude de quem decide não ter mais contato com aquilo.

Joyce comemora com Eugênio e Simone o sucesso da cirurgia de Ivan

Após a despedida da filha, Joyce surge na cena seguinte já no hospital com o marido e Simone (Juliana Paiva), acompanhando Ivan. Admirada pela coragem e determinação do filho, ela diz: "Você, em nenhum minuto você duvidou". "Não, mãe, em nenhum minuto", ele confirma. Quando a enfermeira chega para levá-lo, a dona de casa dá um beijo no rapaz e declara: "Vou ficar aqui esperando". Durante a cirurgia, Joyce relembra os momentos da infância do filho, inclusive aqueles em que ele era sua minifashionista. Emocionada, ela enxuga as lágrimas e depois de algum tempo comemora com Simone e Eugênio o sucesso da operação. Com efeitos especiais, Ivan vai aparecer sem camisa na praia, exibindo seu peitoral masculino; e reencontra Cláudio (Gabriel Stauffer) no capítulo final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário