26 de outubro de 2012

"Gabriela": últiimo capítulo e missão cumprida !

i
José Wilker e Laura Cardoso numa cena de "Gabriela"
Não se pode afirmar que “Gabriela” foi um fenômeno de repercussão como a Globo esperava, mas a novela chega ao fim nesta sexta-feira (26) com missão cumprida. A audiência, cambaleante no início, recuperou-se. Se antes chegou aos baixos 13 pontos, agora tem confortavelmente ficado acima dos 20 em seus melhores dias e chegará ao último capítulo com uma média geral bem próxima de “O Astro”, que registrou 19 pontos no somatório de todos os episódios.
Obviamente, a trama sofreu ao longo do caminho. Se no começo privilegiava a estética em detrimento da história, o quadro se inverteu em sua reta final. O que se vê agora é um show dado por medalhões da teledramaturgia e novatos que se destacam. É seguro afirmar que veteranos como Laura Cardoso, Antonio Fagundes, José Wilker carregaram boa parte da trama com seu inegável talento e o vigor de sua atuação. Da mesma maneira, jovens como Rodrigo Andrade, Marco Pigossi e Vanessa Giácomo emprestaram carisma e vivacidade a seus personagens. O mesmo pode ser dito de Fabiana Karla, Leona Cavalli, Chico Diaz e Gero Camilo.
Impossível atestar, no entanto, que a protagonista, cercada de expectativa antes do lançamento do folhetim, acabou ofuscada. Pouco se viu de Juliana Paes em alguns capítulos. Suceder Sonia Braga no papel-título de fato era uma missão difícil, mas a atriz acabou perdida em meio a tantas tramas paralelas sem estar necessariamente ligada a elas. Obviamente, Juliana já provou que segura uma protagonista sem medo e com raça. Poderá fazer isso mais vezes no futuro.
Neste último episódio já podem ser apontados alguns desfechos. Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) morrerá em praça pública depois de mandar matar Mundinho Falcão (Mateus Solano). Antes que o crime se cumpra, o coronel sofrerá um infarto. Dessa maneira, o rapaz ficará livre para viver o amor com Gerusa (Luiza Valdetaro) e se candidatará a um cargo público. Já Jesuíno (José Wilker) ficará mesmo atrás das grades e já que foi condenado a uma sentença de 30 anos pelo assassinato de Sinhazinha (Maitê Proença). Gabriela e Nacib (Humberto Martins) voltarão a ficar juntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário