1 de julho de 2015

Marília Pêra será homenageada com Oscarito no Festival de Gramado

2007 - Marília Pêra interpretou Gioconda na novela "Duas Caras" TV Globo / CEDOC

A atriz Marília Pêra será a principal homenageada deste ano no Festival de Cinema de Gramado com o Troféu Oscarito, entregue a artistas pelo conjunto da obra. O evento, que acontece entre os dias 7 e 15 de agosto na cidade gaúcha de Gramado, anunciou nesta terça-feira (30), em Porto Alegre, os oito longas brasileiros e os sete estrangeiros que estarão na competição principal. No total, serão distribuídos R$ 280 mil em prêmios.
Entre os longas nacionais que disputarão o troféu Kikito destaca-se "Que Horas Ela Volta?", filme de Anna Muylaert que foi premiado no Festival de Berlim e no Festival de Sundance, ambos ocorridos neste ano. Essa será a primeira exibição aberta do longa no Brasil. Estrelado por Regina Casé, o filme deve chegar ao cinemas em agosto e já está em cartaz na Itália, França, Espanha, Bélgica e Suíça. Também estão na competição "Um Homem Só", de Claudia Jouvin, que traz Mariana Ximenes na atuação e produção do longa; e "Ausência", de Chico Teixeira.
O ator e diretor Daniel Filho receberá o Troféu Cidade de Gramado, entregue pela prefeitura. Já os homenageados com os troféus Eduardo Abelim e Kikito de Cristal serão revelados em breve pelos organizadores.
Há duas semanas, os organizadores do Festival já haviam anunciado os curtas selecionados para a competição. De acordo com a coordenadora da seleção, a jornalista e crítica Ivonete Pinto, mais pessoas estão filmando graças aos  cursos de cinema no país e às facilidades propiciadas pelos sistemas digitais. "A qualidade também vem aumentando, o que torna nosso trabalho mais difícil. Esperamos que, por suas propostas em termos de estética e de linguagem, os curtas selecionados agradem aos espectadores de Gramado e ilustrem o que de melhor se produz em curta-metragem no Brasil".
Em 2014, o filme vencedor do Festival de Gramado foi "A Estrada 47", dirigido por Vicente Ferraz e protagonizado por Daniel Oliveira, sobre a história de pracinhas brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. A edição de 2014 também foi a primeira em que o Festival concedeu prêmios em dinheiro aos competidores nas mostras de longas nacionais, estrangeiros e curtas-metragens. No total, foram distribuídos cerca de R$ 275 mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário