11 de julho de 2012

"A FAZENDA 5" - MUDANÇAS NO JOGO ,FRUSTRAM TELESPECTADORES

Felipe Folgosi cancelou a roça da semana
Muito se falou desde que Gretchen desistiu da disputa por R$ 2 milhões em “A Fazenda”. Tanta expectativa foi gerada especialmente pela possibilidade de Gracyanne Barbosa, rival declarada de Viviane Araújo, substituir a Rainha do Rebolado. Apesar do alto cachê oferecido, a Record não cedeu a todas as exigências da atual mulher de Belo – uma delas era ser coroada Rainha de Bateria da Mangueira durante o programa (os direitos do Carnaval são da Globo) – e ficou sem opção. Juju Salimeni, inimiga de Nicole Bahls, outro nome ventilado também não poderia ingressar na atração, uma vez que é contratada da emissora – desde o final da segunda edição, a Record não escala nomes de seu casting para evitar suspeitas de favorecimento. Com isso, a produção do programa ficou sem opções de peso.
Para evitar colocar alguém sem expressividade, os donos da bola resolveram dar a Felipe Folgosi, vencedor da Prova da Chave, o poder de escolha. Ele poderia optar por cancelar a eliminação desta semana ou permitir que um novo concorrente entrasse a essa altura do jogo. Não precisa ser nenhum gênio para concluir que qualquer participante teria escolhido a primeira opção. Ocorre que, ao evitar que um dos artista seja limado do jogo, “A Fazenda” rompe com uma regra de ouro dos realities. Toda e qualquer atração de sucesso do gênero é baseada exatamente no critério de eliminações periódicas. Ao romper com isso, o programa desconsidera o hábito já criado pelo expectador e alivia a tensão dos confinados – afinal, até a próxima roça, em tese, se passarão cerca de 10 dias.
No Brasil, há um case que ilustra exatamente isso. Depois de um sucesso retumbante, que rendeu ao SBT a maior audiência de sua história – 53 pontos -, Silvio Santos resolveu mexer com as regras já estabelecidas na segunda edição da “Casa dos Artistas”. Depois de eliminar um participante, o público era obrigado a engoli-lo por mais uma semana numa espécie de segunda chance. Obviamente não deu certo e um formato de sucesso foi desgastado muito cedo. Nunca mais repetiu os bons índices de seus primórdios. Resta aos espectadores, que não esconderam a frustração nas redes sociais, torcer para os próximos dias até a próxima eliminação não sejam de puro marasmo.
Ao frustrar sua audiência depois de perder sua vilã e dar ao fazendeiro da semana um poder não cumprido, “A Fazenda”corre um grande risco. Tudo bem não colocar um novo participante a essa altura do jogo, mas tirar do público a grande motivação do programa – ver famosos sendo eliminados um a um – não se faz. Pegou mal

Nenhum comentário:

Postar um comentário